sábado, janeiro 22, 2005

A política e o absurdo

Um dos debates acalorados nos últimos dias – ao menos desde que comecei a acompanhar os noticários da televisão daqui – tem sido sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo. Parece que o governo liberal do Primeiro Ministro Paul Martin está estudando um projeto de legalização do chamado “casamento gay”. Mas não sem polêmicas.

Um dos argumentos de oposição a isso, e que eu achei “extremamente racional” e “bem embasado” é o de que, o passo seguinte após liberar o casamento gay é a poligamia. E daí ao “seja o que Deus quiser”, e o fim do mundo está próximo. Verdade. Ao menos é o que tenho ouvido na televisão.

Mas tudo deve ser parte da grande conspiração gay que está em curso no mundo.

Ao menos é o que dá a entender o Dr James C Dobson, fundador do grupo conservador “Focus on Family”, que falou num jantar de gala para congressistas e aliados políticos como parte das comemorações dos resultados das eleições dos EUA. Ele disse que o Bob Esponja, o personagem do desenho animado que está sempre feliz e se diverte com qualquer coisa, como uma caixa vazia, por exemplo, é sucesso não apenas com as crianças, mas também com os gays… e que tudo isso é parte da conspiração “pró-homossexual” em curso.

É o que assusta. A impressão que tenho é que – no fundo – existe um movimento conservador e de intolerância em curso, e poucas vezes nos damos conta.

Começaram com o Papai Noel. Em várias partes do mundo, não se permite que as crianças sentem no colo dele, pois há o risco de haver tensão sexual envolvida, pedofilia. Estão avançando com a intolerância. A FOX, rede de TV americana, está fazendo auto-censura para não ser processada pelo governo por algum possível programa que ofenda a “moral e os bons costumes”. Quem será o próximo? Afinal, não se respeita mais ninguém…

E parece que ninguém faz ou fala nada. Talvez porque ainda estejam boquiabertos com tamanha estupidez.

UPDATE - Tem um dito (não lembro o autor) que diz que, quando um escritor escreve e o leitor não entende, é porque um dos dois é burro. Sempre prefiro considerar que o problema é meu, me expressei mal. Então, alguns esclarecimentos sobre o assunto:
1. Não acho que exista uma conspiração gay em curso no mundo;
2. Quanto ao casamento de pessoas do mesmo sexo, acho que todos devem ter os mesmo direitos.
3. Aliás, todos - sem exceção de sexo, cor, raça, crença - devem ter os mesmo direitos, em todas as áreas.
4. Qualquer discriminação é reprovável.
5. No texto acima, as expressões “extremamente racional” e “bem embasado” estão entre aspas porque são ironias.

Além disso, e vou cada vez deixar mais claro, às vezes eu escrevo textos de ficção também.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas enfim, vc é a favor ou contra?

Anônimo disse...

Mas enfim, vc é a favor ou contra?

Luly :) disse...

Oi, Marcelo!

Ontem mesmo eu estava conversando sobre isso... Acho que é um assunto que nem merecia tanta discussão!!! É uma questão de LEI e não de RELIGIÃO... É inconcebível que a lei só possa 'proteger' os direitos dos heterossexuais! Como se os homos fossem menos gente ou menos cidadãos...
Tsc tsc tsc.

Bjo

Luly :)