segunda-feira, abril 25, 2005

Pátria

O Magno, grande parceiro de festas & música & filosofia & viagens, quando foi passar o ano passado todo fazendo uma especialização fora do Rio Grande do Sul, notou que havia se tornado mais ligado à sua terra, sentia-se mais gaúcho que antes, podemos dizer. Discutimos isso em alguns encontros avulsos neste período, já que quando ele voltou ao sul do Brasil eu tinha ido para o norte do mundo, onde estou agora e fico mais um tempinho antes de voltar: se me sentiria mais ligado ao meu chão, à minha querência, por estar longe.

Inicialmente, disse que nada havia mudado, talvez porque a tecnologia tenha tornado o mundo pequeno, no sentido que consigo, todos os dias, dar uma olhada nos jornais locais e até ouvir um pouco de rádio. Logo, não consigo me sentir afastado, distante. Acompanho tudo o que acontece, desde política local até futebol, ouvindo pelo rádio jogos ao vivo (começou o campeonato brasileiro e o Inter perdeu na estréia, baita porcaria… paciência…). Mas acompanho também, obviamente, as notícias do Brasil como um todo, não apenas do meu estado, e tenho como perceber a visão que se tem do Brasil aqui no Canadá.

Então, de certa forma, tenho – pela primeira vez na vida – uma visão de perspectiva sobre o Brasil (com suas limitações óbvias) e termos de comparação. Estou aprendendo in loco, na prática, que algumas coisas poderiam ser feitas de forma diferente e dariam certo se quiséssemos mudar. E outras que, do jeito que são no Brasil, funcionam bem.

Além disso, o fato de estar fora (será só por isso ou porque tenho tempo para refletir sobre o assunto?) me faz pensar muito sobre o meu dever – já que optei por voltar ao Brasil no final deste período aqui – como cidadão para com o país.

Sim, me sinto mais brasileiro, e se eu levasse apenas isso de volta quando retornar ao Brasil daqui a um ano e pouco, minha estada aqui já teria valido a pena. Essa é a minha visão pessoal.

Mas é claro que não vou levar só isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Voce nem posta mais no meu blog...humpf!

marcelo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

seja bem vindo de volta :D :D :D

tenha uma boa terca feira! beijo