sexta-feira, março 24, 2006

News

‘A Sopa no Exílio’ agora também na mídia impressa.

Brasil News é o nome do jornal da comunidade brasileira aqui em Toronto. Circula quinzenalmente e, a partir da última edição, que saiu na terça-feira passada, conta com a humilde colaboração deste não tão humilde blogueiro. Além da minha primeira coluna (com foto minha e tudo!), colaborei também enviando uma foto do nosso encontro dos blogueiros, realizado na semana passada, e que saiu numa matéria sobre blogs, em que é citado o blog do Gean, o mais informativo blog brasileiro sobre a vida de imigrante em Toronto. Aliás, cada vez que o Gean me cita no blog dele, o número de visitas aqui no blog quase dobra…

Reproduzo abaixo a minha primeira coluna (a chamada não fui quem escrevi…):

MÉDICO, ESCRITOR E BLOGUEIRO:
BRASIL NEWS TEM NOVO COLUNISTA


Marcelo Tadday Rodrigues, prazer em conhecê-lo.

Sim, sou novo aqui neste espaço da mesma forma que sou relativamente novo na cidade e no país. Estou no Canadá, e em Toronto, mais especificamente, desde agosto de 2004. E. se vou escrever aqui, é honesto que eu me apresente e apresente minhas credenciais para você, caro leitor, saber com quem está lidando. Não só isso, me sinto também no dever de contar como cheguei e o que estou fazendo aqui.

Sou natural do Rio Grande do Sul, médico pneumologista, escritor e tenho um blog. Vim para Toronto há um ano e meio para fazer um pós-doutorado, trabalhando com pesquisa em Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - enfisema, bronquite crônica), basicamente. Vou falar nisso mais adiante, mas você sabia que o maior fator de risco para enfisema e bronquite crônica é o tabagismo? Pois é, já falo nisso…

Mas eu contava a vocês quem sou. Além de médico, sou também escritor (mesmo sem ter sido publicado ainda) e blogueiro. O meu blog, ‘A Sopa no Exílio’ (http://asopanoexilio.blogspot.com), é o local onde escrevo diariamente e conto minhas experiências com o que chamo de ‘Exílio’: vim sozinho para cá, minha família ficou no Brasil e, no início, não conhecia ninguém no Canadá. As experiências de mudar para um país diferente, começar uma vida nova (mesmo que temporária), todos compartilhamos em algum grau. O blog serve para manter estreitos os laços com quem está no Brasil e criar novos aqui mesmo. Boa parte dos bons amigos que tenho no Canadá eu conheci através dele.

Aliás, a tecnologia tem proporcionado a nós, que por diferentes razões e motivações moramos longe de casa, ou que estabelecemos uma nova casa longe de onde estão nossas origens, diversas formas de nos sentirmos próximos de familiares, de amigos, da cidade e do país, o Brasil, no meu caso. A internet, através do e-mail, dos diferentes programas tipo Instant Messenger, webcam, e blogs, entre outros, torna simples os contatos que podem ser até diários (no meu caso, são). Além disso, a internet proporciona um maior acesso à informação, de forma democrática, a todos que se dispuserem a procurá-la.

Quando consideramos a área de saúde, e medicina em especial, existe muita informação disponível.Usemos o exemplo do tabagismo, tecla na qual vou bater com certa insistência por aqui. Se pesquisarmos no Google (www.google.ca) o termo “Tabagismo”, a busca resultará em 461.000 itens, o primeiro o site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) contendo informações completas sobre o assunto, inclusive com dicas de como parar.

Vou voltar ao tema, estejam certos, além de tentar esclarecer, informar e desmontar certos preconceitos relacionados não só à minha especialidade, mas também à medicina em geral. Assim como posso responder a perguntas dos leitores. Sinta-se à vontade para perguntar. Na medida do possível, responderemos suas dúvidas.


A parte seguinte foi cortada, não sei bem por quê.

Mas não pretendo ficar limitado à medicina. Vamos navegar também por outros assuntos, relacionados ao Brasil, ao sul – em especial – que é de onde venho, e dividirei com você minhas impressões, reflexões e experiências sobre a vida no Canadá. Espero que goste da viagem.

Bem-vindo a bordo.



Até.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela coluna, vc tá muito chique viu ?!

Allan Robert P. J. disse...

Acredito que a última parte foi cortada por ser desnecessária. Todos que lêem jornais como este esperam encontrar dicas, orientação e notícias específicas. Mas esperam, também, encontrar comparações e valores da própria cultura que ajudem a formar um clima de segurança. Algo do tipo "não estou sozinho nesse barco".
Parabéns pela nova empreitada.

Anônimo disse...

Olá Marcelo,

Desejo que a viagem seja das mais aprazíveis e, que se segurem as turbulências.

Abraços do Sul

Jane

Anônimo disse...

Oie, parabens pela coluna e to curioso pra saber o assunto da proxima :) Sera quinzenal, como o jornal?

Abraco

Gean