quinta-feira, março 02, 2006

O exemplo uruguaio

Desde primeiro de junho de 2004, aqui em Toronto, é proibido fumar em locais públicos fechados, como bares e restaurantes. A Inglaterra, a partir de 2007, também vai banir o consumo de tabaco em locais fechados, inclusive pubs. Nova Zelândia, Noruega e Irlanda têm leis parecidas.

No Uruguai, desde ontem, essa proibição também vale.

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, um dos maiores incentivadores da medida, sabe o que diz e faz: ele é médico e, mais, oncologista. Multas de mil dólares para a primeira infração e de dois mil para a reincidência.

Parabéns aos vizinhos uruguaios.

E o Brasil, quando vai rumar para o mesmo caminho? Quando vai passar a respeitar o direito dos não fumantes de não fumarem? É das situações mais desagradáveis que existem voltar de uma festa e ter que tomar banho para tirar o fedor do cigarro, que fica impregnado nas roupas, no cabelo.

Como pneumologista, sei do que falo, mas não vou discutir aqui sobre o fumar ou não. O fumante é um doente, um dependente químico, que precisa ser tratado. Ponto. O que peço é que nos deixem – não fumantes – livres do fumo passivo em locais onde vamos para nos divertir.

Um apelo para que se tome no Brasil as mesmas atitudes de restrição ao fumo que o mundo começa a tomar.

Até.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcelo,
Aqui em Chicago tb temos essa lei recente de nao fumar mais em bares ou restaurantes. E nem na frente de certos predios se pode fumar, tem que se manter uma certa distancia. Acho otima a ideia. Visita meu blog, tem ate um video de carnaval com os meus amigos cantando uma marchinha, ja que vc gosta. Um abraco, Soraia

Anônimo disse...

Marcelo:

No Brasil é até possível, quero ver eles conseguirem fazer isso na Argentina! Ô povo que fuma p/ k....

Abraços.

Edgard.

Anônimo disse...

Eu sou ex-fumante. Eu tinha respeito pelas pessoas, so fumava em local aberto e longe da montoeira de gente. Nao fumava dentro de boate/bar fechados porque sei que as pessoas nao gostam.

Mas parabens ao Uruguai!

Anônimo disse...

Concordo com vc!!!
Nesse Carnaval fui á uma boate, cheguei tomei banho pra me livrar do cheiro insuportável de cigarro, mas no outro dia ainda sentia um pouco no meu cabelo... argh!!!

Bjo

Anônimo disse...

Eu estava aqui no CA quando essa lei foi colocada em prática. Pude ver a diferença do antes/depois ao frequentar os pubs, nunca mais sai fedendo... Essa lei deveria se propagar pelos outros paises. Tomara que o Uruguai incentive o resto da América Latina, tomara...