domingo, março 26, 2006

A Sopa 05/36

Hoje é um dia duplamente festivo.

Duas comemorações que explicam muito de quem sou.

Dois aniversários.

Minha Mãe e Porto Alegre.

Mama

Laçador

Ponte Guaiba

Feliz Aniversário.

Beijo.

#

Sou um cara da velha guarda.

De qual velha guarda, você pode estar se perguntando, e eu respondo que – evidentemente – não é de toda velha guarda que posso fazer parte. Da Portela, por exemplo, eu não sou, por várias razões: por questões de idade, geografia (me criei mais ao sul do Brasil) e, acima de tudo, não sou sambista.

Por mais que eu seja brasileiro, tenha o ritmo no sangue, essas coisas, eu não sou um sambista. Por pura falta de talento para tal. Poderia ser pagodeiro? Não sei, mas se pudesse, o suicídio tornaria-se um dever… Afinal, qual velha guarda a que me refiro?

A de quem usou muito máquinas de escrever.

Os mais jovens não devem lembrar ou mesmo nunca ter usado, mas eu as usei. Tive até aula de mecanografia no meu curso técnico de processamento de dados, que àquela época se chamava operador de computador. Confesso que nunca aprendi a datilografar (verbo substituído pelo mais moderno digitar) como se recomenda, sem olhar para o teclado e utilizando os dez dedos das mãos. Uso seis, no máximo oito, e freqüentemente olho para as teclas.

Não é saudosismo, não. Era um saco “digitar” trabalhos naquela época. Se errasse a digitação, já era. Se não tivesse aquelas máquinas mais modernas e profissionais que corrigiam (uma passo à frente em direção ao que é hoje), a única saída era retirar o papel e começar de novo. Muitas florestas foram derrubadas por custa dos maus datilógrafos, eu entre eles…

Não sou, de maneira nenhuma, avesso à tecnologia. Pelo contrário. Sou fã dessas modernidades todas. Laptops, webcams, palm tops, wi-fi, etc. Só tem um porém.

Os planos de vida, os que realmente importam, se faço por escrito, são com papel e caneta.

Até.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pra a mamãe...

Anônimo disse...

Parabéns pra tua mãe, minha querida professora !!!!!!!
Beijos