segunda-feira, abril 10, 2006

Etiqueta

DSCN4278
Eu, um limão

Não estou de mau humor. Longe disso.

Mas preciso abordar uma nova polêmica.

Antes disso, deixar eu atualizar vocês na minha empreitada contra essa ignomínia que é o arroz de leite. Pois pensava eu ser um exército de um homem só, mas foi só levantar minha bandeira (hum…) que adeptos da causa começaram a se manifestar por e-mail. Não vou citar nomes nesse primeiro momento, mas quando tomarmos as ruas cantando músicas de protesto, vocês saberam quem somos e ao que estamos dispostos.

À minha nova frente de batalha, então.

Agora que a tecnologia está ficando mais e mais disponível a todos, é hora de começarmos a incluir aulas de etiqueta na internet para que as pessoas se dêem conta de que isso não é a casa da mãe joana.

Um hábito comum no ambiente de trabalho, ao menos aqui onde estou, é a troca de e-mails freqüentes, entre todos os integrantes do grupo. Acontecem, inclusive, debates dessa forma. Nesse caso, cada vez que um recebe um e-mail (endereçado a ele e aos outros do grupo) ele responde para todos (Reply All, Responder a Todos). Isso é natural, esperado.

O que não dá para suportar é quando alguém manda e-mail para um monte de gente, não manda como Cópia Oculta (já não é muito bom) e pior, alguém responde para todos. É MUITO chato receber um e-mail de alguém que não conheço respondendo um e-mail que outra pessoa mandou.

Esses tempo, recebi um desses. O conteúdo da resposta era extremamente preconceituoso e tinha uma visão distorcida (por falta de conhecimento) do mundo. Não resisti, e respondi. Houve uma seqüência de e-mails com essa pessoa, num debate nada produtivo. A Jacque, quando ficou sabendo, disse que fui agressivo. Talvez. Azar.

Um tempo atrás, comecei a receber esse mesmo tipo de e-mail de um “radical” de direita, que tinha me incluido em sua lista de e-mails. Primeiro, enviei um e-mail educadamente solicitando minha retirada da dita lista. Nada. Um segundo e-mail e nada. Até que não agüentei e mandei um e-mail dizendo que ia denunciá-lo ao provedor por spam.

Agora decidi que não vou mais tolerar esse tipo de indelicadeza. Delicadeza se responde com indelicadeza. Olho por olho, dente por dente.

(...)

Tá… estou meio ansioso…

Três dias e meio, e contando.

:-)

Até.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo,

Estou lendo o seu blog depois de uns 4 meses sem acessá-lo. Também passo pelos meus ciclos de mudança aqui no Rio de Janeiro, com viagens, troca de emprego e alguma nostalgia...

Desejo-lhe toda a sorte nesses últimos meses aí em Toronto, e que o retorno para Porto Alegre lhe traga muita felicidade.

Ah, mais uma coisa: no próximo Vasco x Flamengo, gostaria que você fizesse uma previsão. Se possível, a favor da equipe cruzmaltina.

Um abraço do leitor,

Humberto

Anônimo disse...

Fez bem.

Eu mandaria tomar naquele lugar.
Eu estou MUITO mal humorada hoje.