terça-feira, abril 11, 2006

Pequena história do mundo

Ser deus não é fácil.

Estava pensando no assunto quando me dei conta da razão do surgimento do monoteísmo na história das religiões ou, se preferirem, na história da humanidade. Downsizing.

No início muitos faziam o serviço.

Existia deus para tudo que é situação. Dos ventos, da chuva, da guerra, da beleza, do vinho, da beleza surgida depois do vinho, das colheitas, etc. Para qualquer situação surgida, havia um deus diferente. Não só isso, os deuses eram bem mais presentes no nosso dia-a-dia. Era possível até encontrar um que outro por aí, sei lá, tentando se arranjar pelas noites da vida.

Até porque naquele tempo, não havia muito trabalho a ser feito. Não tinha tanta gente assim pedindo proteção e tal. Mas, à medida que aumentou a população na terra, o trabalho dos muitos deuses aumento geometricamente. Já não dava mais para ficar todo mundo com Dionísio, curtindo um happy hour e tal. Foi aí que começaram as problemas. Ares se tornou Marte, e não tinha tempo para Afrodite, sua mulher, que passava mais tempo com o filho Eros, que era filho do Caos. Uma confusão.

Até que Zeus, o pais de todos, o maioral, acabou com a festa.

Assim, sem ninguém perceber, tornou-se Iavé, o do antigo testamento, o que teria criado tudo. Repensou a história, para acabar com a confusão e recomeçou com Adão e aquela menina, a Eva, a quem, como Pandora, não dava para confiar. Queriam o conhecimento. Mais confusão.

Expulsou o Adão e a Eva do paraíso, e foi cuidar da criação. Deu no que deu: teve que providenciar um dilúvio para tentar restabelecer a ordem. Mais tarde pestes, fome, seca.

Nem assim, nem assim.

Resolveu, a partir daí, assumir postura mais contemplativa.

Hoje em dia, só pra se divertir, gozador que é, volta e meia manda um cara meio fora da casinha para ver como reagimos. O último deles parece que é presidente dos Estados Unidos…

Até.

2 comentários:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Oi...
Passei s'o para desejar Feliz Aniversario atrasado :0).
[]s

Anônimo disse...

Ei, foi seu aniversario? Eu nao to nem sabendo, oras!!!

Bom, nao sei se ainda aceita, mas FELIZ ANIVERSARIO, e tudo de bom pra voce. Que esse ano seja mais produtivo do que o que passou, e com o lado bom de estar com a Jacque de novo pra sempre no meio do ano! :D

Falando em Jacque, ela nao chega sabado ou algo do tipo!?

Beijos

PS: Presidente americano...pff. L-O-S-E-R! Haha!