quinta-feira, março 15, 2007

Amenidades Alimentares, ou Não

Não sei se soube alguém mais sabe, mas estou desde primeiro de janeiro do corrente ano sem comer doce, de nenhum tipo. Foi um compromisso que fiz comigo mesmo: ficaria sem comer doces desde 01/01/2007 até 04/04/07 caso o Inter fosse Campeão Mundial no Japão.

Como ganhou, tenho cumprido bem feliz o meu objetivo até agora, quando ainda faltam vinte dias para o final do “desafio”, que coincide com a véspera do meu aniversário e justamente no dia do aniversário do Sport Club Internacional, o atual Campeão do Mundo. Apesar do que dizem as más línguas, não foi uma promessa, foi – na verdade – muito mais uma forma de motivação para fazer uma dieta que estava precisando fazer.

Bom, acontece agora (pensamento mágico, pensamento mágico!) que desandou a maionese. Não comigo, claro, mas com o clube do povo do Rio Grande do Sul. Está mal das pernas do Campeonato Gaúcho e na Libertadores da América. Ontem, por exemplo, tomou um balaio do Vélez Sarsfield em Buenos Aires. Três a zero e um banho de bola. Até eu jogaria melhor de zagueiro ontem.

Só que isso levanta uma questão interessante.

Não que eu acredite nessas coisas, mas sei lá. Será que o Inter não está mal justamente porque eu não estou comendo doces? Pense bem, parece lógico: (1) eu parei de comer doces; (2) o Inter não ganha. Logo, o Inter não ganha porque eu parei de comer doces. Simples, não?

Não, evidentemente. As coisas não são assim tão simples. Dois eventos em seqüência não têm, necessariamente, relação causa e efeito. Mas que é tentador pensar assim, isso é.

Ainda mais quando, ontem, após almoçar em casa, tive uma vontade louca de comer uma sobremesa, impulso contido pela fidelidade ao meu compromisso. Mas será que se eu tivesse comido o Inter não teria ganho?

O que devo fazer? Comer para salvar o Inter ou não comer e me manter fiel ao meu objetivo (faltam só 20 dias, mas até lá pode ser tarde demais...)?

Preciso da sua opinião.

Até.

3 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Legal essa do Inter, etc...

Cara, falando sério, não vale à pena ficar sem as guloseimas da vida. Vai ver você quebrou o equilíbrio da gastronomia astral, que a tudo rege e decide. Entupa-se de doces e, se o Inter voltar a ganhar, você ficará aliviado por restabelecer a ordem universal das coisas. Se o Inter continuar na mesma, pelo menos você vai voltar a sorrir.

Brigadeiros já!

Anônimo disse...

Caro Amigo Marcelo, acredito que devas te manter na tua luta por mais vinte dias, afinal, sendo Médico, como bem sabes, primeiro a saúde, depois o teu time do coração. Afinal as conseqüências somente tu sentirá. o Clube permanecerá aí, as vezes indo bem, as vezes tropeçando, mas estará aí. Abs Marco

Anônimo disse...

O fumante, para não se privar de seu prazer, diz que o cigarro não faz mal à saúde. Já o glicófilo alega que o timinho vai mal por decorrência de sua abstinênica. Freud explicava. CHPetterson