terça-feira, abril 07, 2009

L'Aquila

Não conheço L'Aquila, a cidade onde foi o epicentro do terremoto que atingiu a Itália nesse começo de semana, apesar de ter estado lá por duas vezes. Nunca pudemos visitar a cidade.

Não que a cidade tenha sido objetivo de viagem, mas em duas viagens serviu como ponto de passagem em direção ao nosso destino, ao norte ou ao sul. E nas duas tentativas de visitá-la, não conseguimo fazê-lo.

A primeira vez, em dezembro de 2000, nos estertores do século XX, fomos à Europa para passar o "Natal na Neve". Com esse objetivo, escolhemos Rasun di Sopra (Oberassen) - Alpes italianos, próxima à fronteira com a Áustria - como destino para a noite de Natal e Paris para passar a virada do século. Chegamos por Roma, onde ficamos quatro dias, e saímos de carro (Renault Laguna, leasing) para passear pela Itália até chegar nos alpes, alguns dias depois. Logo após o Natal, continuaríamos de carro até Paris.

A idéia era ir uma semana antes do natal, fazer um passeio rápido e chegar em Oberassen na antevéspera de natal. Ao pesquisar as passagens, descobrimos que - em virtude da alta temporada - se fôssemos alguns dias antes pagaríamos muito menos pelas mesmas (algo em torno de quinhentos dólares a menos, na época). Decidimos ir antes, claro.

Saímos do Brasil no dia 08 de dezembro de 2000.

Chegamos em Roma, ficamos quatro dias, e pegamos o carro.

Nossa primeira parada foi em Sorrento, Costiera Amalfitana, seguido de Positano (onde nos hospedamos, hotel legal com preço promocional de baixa temporada) e Amalfi, onde jantamos num restaurante aos pés da Catedral de San Andrea, um ótimo spaguetti a frutti di mare. O dia seguinte foi em Amalfi pela manhã e um longo caminho em direção ao centro da Itália.

Abruzzo, região cuja capital é L'Aquila, tem um grande parque nacional, o qual atravessamos de carro. A noite, em dezembro, inverno, começava pelas 16h, e foi por essa hora que passamos atravessamos a 'passagem do diabo'. Chegamos em L'Aquila noite fechada, cidade lotada, feira de Natal, único hotel com vagas com estacionamento pago a duas quadras do hotel, as malas deveria ficar no carro e a chave com um sujeito com um jeito não muito confiável (não era do hotel).

Confesso que levei medo.

Decidimos seguir adiante e L'Aquila ficou para trás.

Começou aí a fama de difícil dessa cidade.

A segunda "tentativa" de ficar lá foi em 2005, quando íamos na direção oposta, saídos de Milão e rumando ao sul, para a Sicília, nosso objetivo de viagem. Novamente chegamos em L'Aquila em uma noite de outubro. Foi entrar na cidade e começar a chover torrencialmente a ponto de desistirmos de tentar ficar num hotel na cidade e acabarmo num hotel junto a um posto de gasolina na saída da cidade, o que reforçou a idéia de que L'Aquila não nos queria por lá...

Lamento muito o ocorrido, as mortes, a destruição do patrimônio histórico, tudo.

Mas lamento mais ainda que até hoje não tenha conseguido visitar L'Aquila.