sexta-feira, julho 01, 2011

Brasil, Cinco Anos

Há cinco anos, voltei.

Após morar por dois anos em Toronto, Canadá, fazendo pós-doutorado na University of Toronto (trabalhando no Asthma Centre do Toronto Western Hospital), e mesmo com a possibilidade de estender o fellow por mais um ou dois anos, decidi voltar. Por várias razões. A principal delas é que a Jacque havia ficado no Brasil, e casamento a distância não tem como dar certo por tanto tempo...

Quando decidi que tinha de ir, muito tempo antes de efetivamente embarcar para o Canadá, e talvez até por isso, não tinha aqui perspectivas profissionais promissoras. Havia o consultório, os plantões, e um recorrente pensamento de que devia estar fazendo outra coisa, sei lá, cinema. Foi um salto no escuro, digamos assim: fui sem saber o que esperar de estada lá e sem ter um plano para a volta.

Deu tudo certo, no final das contas.

Cinco anos depois, olhando em perspectiva, só posso confirmar que eu estava certo na única coisa que eu sabia antes de partir: que seria uma experiência fantástica, essa de morar fora do Brasil, conhecer outra cultura, aprender – modo de dizer - a viver sozinho, construir uma vida a partir do zero num local onde não conhecesse ninguém. Cresci muito nesse período, profissional e pessoalmente, o que determinou tudo o que aconteceu na vida desde a minha volta.

As portas que se abriram, e também aquelas que eu abri nesse período, ainda são resultado do que fiz e vivi nesse período que se encerrou há exatos cinco anos, quando voltei ao Brasil para recomeçar as coisas por aqui.

Como já disse, valeu.

Até.

Nenhum comentário: