domingo, abril 10, 2005

A Sopa 04/38

Um texto antigo enquanto circulo por Porto Alegre.


A Vida é uma Manhã Sentado Num Muro

Grande momento este, que vivemos.

Grandes momentos foram aqueles nos quais nos vimos involuntariamente envolvidos com pessoas que queriam nos ferir, mas não matar. Tempos estranhos, isso sim.

Então já é sábado e é manhã, e o sol brilha por entre as árvores e gotas de orvalho ainda ameaçam cair por sobre os carros logo abaixo. O começo do fim. Da semana, do mês e da dor. O jornal está na porta que abro, com as notícias de ontem e o programa de amanhã. O ar de primavera perdido na manhã de inverno pode fazer crer que é chegada a hora, mas a terra ainda não está pronta para renascer. Pego o jornal com notícias de ontem, olho o céu e respiro profundamente. Sobrevivi.

De volta para dentro, já acomodado com o chimarrão quente esquentando a mão fria, escuto o violão que toca no rádio e dedilha a milonga que o pajador declama e que fala da vastidão do pampa e de solidão, enquanto leio notícias do mundo e penso em qual é o meu lugar. Penso não apenas em qual o nosso (meu) lugar no mundo, mas também qual é a minha/nossa missão e quais as opções. Nem sempre temos as opções que pensamos ter e nem como saber disso antes da hora. É o risco.

Risco esse que está sempre presente em tudo o que fazemos, desde abrir a porta para pegar o jornal até esquentar a água para o mate de um sábado de manhã. Temos que correr o risco e pagar o preço, agüentar as conseqüências e, principalmente, viver. Pois a vida é isso, é risco, é perder e ganhar.

Volto à entrada da casa, caminho até o portão, vejo o movimento incipiente da rua e sento no muro. O mesmo muro de ontem e sempre, o muro que não é metáfora de indecisão, o muro onde planejamos o futuro a partir do que sabíamos do presente. O muro que agora é passado que não volta mais. Sempre em casa, não vi o muro diminuir de tamanho. Ou fui eu que cresci? Sentado, a grama ainda úmida do sereno, alguns pássaros voam logo acima das árvores.

Logo todos estarão acordados, na casa e no mundo. Estas preocupações filosóficas do tipo onde estou e pra onde vou ficarão para o próximo amanhecer ou para o próximo sábado, quando a manhã chegar e água chiar lembrando que não pode ferver.

Um comentário:

Luly :) disse...

Oi, Marcelo!

Passei pra lhe desejar uma ótima semana!!!

Bjoca

Luly :)