domingo, julho 08, 2012

Domingo de sol

A chuva que estava em Montevidéu quando cheguei lá na quarta-feira foi a mesma que caiu sobre o Porto Alegre entre quinta e sexta-feira. Lá, depois da quarta chuvosa e uma janta na Ciudad Vieja deserta, cujo prato principal foi um maravilhoso entrecot recheado acompanhada por um Tannat local, os dias foram frios, mas muito claros, de céu azul e sol.

Estava a trabalho. Congresso e contatos para o futuro, mas também para pagar uma dívida antiga com a América do Sul: ainda não havia visitado o Uruguai. Por isso, aproveitei os momentos de relativa folga para andar, olhar e fotografar a cidade que é familiar pela proximidade: somos todos do sul, do frio.

O taxista, que me levou até o hotel e depois - "te afeitaste?" - de volta ao local do evento, conversou muito comigo e recomendou que eu voltasse com a família no final do ano, que visitasse Piriápolis porque tinha casa lá, e deixou seu telefone para a próxima vez que eu viesse à cidade. Falou com orgulho da filha, que está no quinto ano de química, reclamou do governo "quanto mais trabalhas, mais te tira". Falamos do governo do Mujica e da ideia da legalização da maconha para combater o tráfico de drogas, que ele considera loucura. Comentou que seus pais eram italianos e, quando perguntei se tinha dupla cidadania, disse com convicção "no! soy uruguayo!". Ponto final.

Em meio ao congresso, a Pluna (Primeira Linha Uruguaia de Navegação Aérea) decretou falência ou algo parecido, pois suspendeu todos os vôos e os aviões serão leiloados, o que causou estresse em vários colegas, que encontraram as mais variadas formas de retornar ao Brasil, desde comprar nova passagem até ir de buquebus até Buenos Aires e de lá para seus destinos.

Minha missão no congresso foi cumprida.

Voltei ontem, e o sol que banhava o Uruguai só chegou aqui hoje, junto com o frio.

Depois de duas semanas com viagens de trabalho - aeroporto, hotel, aeroporto - ficarei a semana toda em Porto Alegre. Trabalho, reuniões e alguns momentos tensos, já antecipo.

Normal.

Até.


Nenhum comentário: