quinta-feira, julho 10, 2008

Os Dias Antes da Paternidade (13)

“Como está passando rápido”. Ou: “Como o tempo voa”.

Esse é o tipo de comentário que mais ouço nessas últimas semanas. Qualquer um que passe por mim, e pergunte como está indo tudo e para quando é o nascimento da Marina, e digo que é para o mês que vem, afinal já completamos trinta e três semanas, responde com essas duas frases ou variações delas. Surpresas pela suposta celeridade da passagem do tempo, ainda aconselham a “dormir enquanto é tempo”.

Muito chato, isso.

O tempo não está passando rápido. Aliás, o tempo nem está passando de forma lenta. O tempo está passando – não poderia ser diferente – na sua velocidade habitual. A luz viaja com sua velocidade constante, os dias têm as mesmas vinte e trés horas e cinqüenta e seis minutos, tudo vai como sempre.

Por um lado, sim, o tempo passa muito rápido: quando olhado em retrospectiva. Um ano não é nada, quando olhamos para o todo de uma vida, mas – ao mesmo tempo – é um tempo enorme quando olhado para frente. 'Nos vemos daqui um ano', diz o marinheiro que embarca para o mar e deixa sua família em terra, com saudades. Para ele, um ano é uma eternidade. Na volta, junto dos entes queridos, pensa que 'na verdade, não foi tanto tempo assim…'.

O tempo é, sim, relativo.

Por isso que digo que - puta que o pariu – essa gestação não acaba nunca! Já passamos da metade do ano! A Jacque está grávida – mesmo que ainda não soubéssemos – desde o ano passado, e a Marina ainda não nasceu. Por outro lado, com tudo que temos feito e tudo que precisamos fazer, o tempo está voando. Parece que foi ontem que voltei do Canadá, e lá se vão dois anos.

Entendo, portanto, as pessoas que dizem que o tempo está voando, e sei que para elas – que não estão vivendo a expectativa diariamente - o tempo está realmente voando, mas quero “que se explodam”, porque não está passando rápido, de jeito nenhum… São trinta e três semanas, faltam sete para a data prevista. A obstetra acha (e eu torço) que não vai até a data prevista, que vem antes.

Enquanto isso, espero.

Ansioso, eu? Nada a ver...

Até.

Nenhum comentário: