domingo, dezembro 15, 2019

A Sopa

(Ano 19, Número 05)

Post hoc ergo propter hoc.

Falácia lógica, ou correlação coincidente, consiste na ideia de que dois eventos que ocorram em sequência cronológica estão necessariamente interligados através de uma relação de causa e efeito. Esse é um tipo de erro muito comum quando se discute assuntos de saúde, por exemplo, mas claro que não restrito a essa área. Um exemplo desse tipo de erro ocorre com vacinas.

Vacinas não são questão de crença ou fé.

Simples assim. 

Da mesma forma que a Terra não é plana, vacinas funcionam e são fundamentais. Quem diz ou pensa em contrário, está errado. Ponto. Não tenho paciência para discutir o assunto.

De tempos em tempos, aparece no consultório um paciente que – ao ser perguntado com relação à vacinação para a gripe – diz que “não acredita em vacinas”. Assim, como se fosse questão de opinião pessoal, ou gosto. Como se fosse o mesmo que dizer que não gosta coco ralado, ou de comida japonesa.

Durante um tempo, até argumentava pacientemente sobre o assunto, apresentava argumentos racionais, dados e estudos científicos que comprovam a eficiência e segurança das vacinas, mas cansei. Não consigo mais. Mudei de estratégia. Atualmente, reajo diferente quando o paciente diz não acreditar em vacinas.

Respiro fundo e digo que ele tem todo o direito de acreditar ou não em duendes, unicórnios e até elefantes voadores, mas que esse não é o caso das vacinas. Estamos lidando com fatos, com dados que foram extensamente estudados. Que a vacina da gripe NÃO causa gripe. 

“Mas eu sei de gente que tomou a vacina e no dia seguinte teve um gripão”, muitos rebatem, e eu tenho que explicar que não, não funciona assim. Que isso é uma falácia lógica. 

Que, se um dia eu sair de casa de chapéu e chover, não quer dizer que choveu porque eu saí de chapéu... Que a pessoa provavelmente já estava infectada e desenvolveu os sintomas (estava em período de incubação quando fez a vacina). E que gripe é diferente de resfriado. Gripe é coisa séria, pode matar. Por isso a necessidade de fazer a vacina anualmente.

Ainda assim, mesmo com todos os argumentos possíveis, alguns pacientes associam ter feito a vacina e terem adoecido logo depois, como se fosse relação de causa e efeito, como se chovesse quando eu saio de casa de chapéu. 

Assim como as pessoas que afirmam que a Terra é plana, ou que querem salvar o planeta mas não arrumam a própria cama.

Uns chatos.

Até.

Nenhum comentário: