quarta-feira, abril 27, 2022

A Sopa

Entre entregar uma Sopa requentada ou atrasá-la um pouco, optei pela segunda opção. Ou seja, entre republicar um texto antigo no domingo ou publicar algo novo na segunda (ou terça, ou quarta-feira), resolvi escrever quando desse, sem estresse.

 

O final da semana que teve feriado na quinta-feira foi no litoral. Havíamos ido para o litoral norte do RS no feriado, eu voltara sexta-feira de manhã para Porto Alegre para trabalhar e retornara no final do dia para ficar sábado e domingo lá.

 

Não fomos à praia.

 

Ficamos na casa, alugada via Airbnb, em um condomínio em Capão da Canoa, bem longe da praia. As únicas saídas foram para o supermercado e, sim, até para ver o mar de dentro do carro, evitando o vento. O objetivo não era mesmo pegar praia. Era ficar em casa, e usar a churrasqueira. E foi o que fizemos, claro.

 

E então sempre surge o dilema da churrasqueira, assunto recorrente neste espaço. Por morar em um apartamento de uma época em que não se costumava ter churrasqueira em apartamentos, me ressinto da falta de uma. Dessa forma, condição sine qua non para alugarmos um lugar para ficar é que tenha churrasqueira para eu poder “brincar” de fazer churrasco. E assim temos feito, e tem funcionado.

 

Claro que sempre acabo nunca “jogando em casa”, num jargão futebolístico, ou seja, é sempre uma churrasqueira nova, a qual não estou acostumado, sempre uma experiência “inédita”. Não tem aquela coisa de saber de antemão o tempo necessário para cada tipo de carne, os meus espetos ou minha grelha, essas coisas. Paciência, afinal é o que temos...

 

O que traz outra questão ao debate.

 

A cada vez que vamos para a Serra Gaúcha ou para o Litoral, a vontade de ter uma casa ou apartamento lá fica bem grande. Quando no litoral, na praia. Quando em Gramado ou Canela, na serra. Teria que ser uma casa com cozinha grande, com churrasqueira, que fosse o ponto de reunião de todos. Que praticamente não precisasse sair da casa, inverno ou verão. Que se ouvisse música enquanto cozinhasse, e pudesse ser um local de convivência e encontros. Que pudesse receber os amigos e a família.   

 

Aonde, afinal de contas? Serra ou mar?

 

As duas opções são boas, sem dúvida. Qualquer escolha valeria. 

 

Ou nenhuma delas. Continuar de vez em quando alugando uma casa lá ou aqui, passando uns dias, fazendo churrascos e contando histórias, ou apenas ficando quieto, apreciando o passar do tempo. 

 

Pode ser.

 

Até.  

Nenhum comentário: