domingo, março 28, 2010

Sopa 09/33

Life is just what happens to you
While you’re busy making other plans


A música de onde foram tirados os versos acima se chama Beautiful Boy, foi composta pelo John Lennon e está no disco Double Fantasy, de 1980, último disco lançado antes de ser assassinado em dezembro daquele ano em frente ao edifício Dakota, ponto de passagem obrigatório (para mim) quando vou à Nova York. Escrita para o seu filho, Sean. Começa com ele tranqüilizando-o depois do que parece ter sido um pesadelo, Close your eyes/Have no fear/ The monsters gone/ He's on the run and your daddy's here.
Como já escrevi/falei mais de uma vez, a paternidade me deixou mais sensível a determinadas situações que envolvem crianças pequenas, incapazes de se defender. Ou seja, praticamente todas as crianças. Por isso, também procuro me proteger. O que quero dizer é que evito – na medida do possível – me expor voluntariamente a essas situações. Algumas vezes é inevitável, mas certamente não as procuro. Não tenho essa mórbida sede de sangue.

Como nesse caso da menina cujo pai e a madrasta foram a julgamento na semana que passou. Quando da morte dela, em nenhum momento parei para assistir na televisão os incontáveis programas que mataram a Isabela (esse o nome, não?) milhares de vezes para deleite dos seus telespectadores, nem li no jornal uma linha sequer sobre o assunto. Doloroso demais, mórbido demais.

Agora durante o julgamento, começou tudo de novo, o circo, o sangue, a massa pedindo para ver as vísceras expostas. Numa cena de um mau gosto atroz, de um absurdo total, pessoas comemoraram o veredicto – culpados! – como se fosse um gol do Brasil na Copa do Mundo, o que – por sinal – vai ser a próxima preocupação dessas pessoas quando acabar o big brother. Sedentas por sangue, mórbidas ao extremo, vivem suas vidas se deliciando com a tragédia alheia.

Eu não tenho estômago para isso.

Até.

Nenhum comentário: