quinta-feira, janeiro 15, 2009

Senhores da Guerra

Existe um dito que fala que "em uma guerra, a primeira vítima é sempre a verdade". Diria mais, em uma guerra, as primeiras vítimas são a verdade e a razão.

Penso no conflito de Gaza.

Tinha decidido que não iria me manifestar sobre o assunto, por ser complexo demais para tomar partido assim, como se fosse uma coisa entre o bem e o mal. Deveria estudar alguns anos as origens do conflito, que remontam séculos de história, e não teria tempo de formular qualquer juízo a respeito.

Mas parece que sou o único a pensar assim (ou o único precisando estudar).

O que é certo é que - como sempre - a maior parte das vítimas é inocente (crianças, cerca de 200 delas, e civis). E nenhum dos lados tem razão. Nem o Hamas em não reconhecer Israel e lançar foguetes contra ele, e nem Israel por partir para uma ofensiva desproporcional contra a Faixa de Gaza, bombardeando inclusive uma escola da ONU.

Todos culpados, ninguém com razão.

Mas o pior, o mais ridículo de tudo é a Bolívia rompendo relações diplomáticas com Israel por causa do conflito. Me pergunto: o que a Bolívia tem a ver com as calças?

Às vezes dá vergonha ser latino-americano.

Isso sem falar no "asilo político" concedido pelo Sr Tarso Genro ao um criminoso italiano condenado à prisão perpétua por assassinatos, indo contra todos os pareceres sobre o assunto, imagino que pelo fato do criminioso "ser de esquerda". Battisti, um ex-membro do grupo de esquerda Proletários Armados para o Comunismo (PAC), foi condenado na Itália à prisão perpétua por envolvimento em quatro assassinatos na década de 70.

Às vezes dá vergonha ser brasileiro.

Até.

Nenhum comentário: