quarta-feira, abril 29, 2009

OMS eleva para 5 nível de alerta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, nesta quarta-feira, para cinco (pandemia iminente) o nível de alerta pela gripe suína. O anúncio foi feito pela diretora-geral da organização, Margaret Chan.

A aparição de casos de pessoas contaminadas e que não estiveram no México - onde surgiu o vírus - foi o que motivou a organização a elevar o alerta ao nível cinco em uma escala que vai até seis. De acordo com a OMS, a transmissão de pessoa para pessoa está acontecendo em pelo menos dois países.

"Toda a humanidade está sob a ameaça de uma pandemia", disse Chan, que fez uma chamada a governos, indústrias farmacêuticas e comunidade de negócios para que unam seus esforços e recursos a fim de enfrentar esta crise.

O responsável da OMS lembrou que "os vírus da gripe são conhecidos por serem imprevisíveis" e disse que uma pandemia com o atual vírus pode ser com doença "desde leve até muito severa".

Chan também afirmou que uma pandemia será muito mais devastadora e grave nos países em desenvolvimento e com menos recursos. A decisão de ativar o nível cinco de alerta significa que as ações dos governos devem passar da preparação à resposta em nível global, para tentar reduzir o impacto na sociedade.


Mais aqui.

Nenhum comentário: