sexta-feira, abril 24, 2020

Crônicas de uma Pandemia – Quadragésimo Dia

Quarenta dias de isolamento/distanciamento.

Mais ou menos isso. Um dia a mais, um dia a menos, não importa. A minha contagem pessoal da pandemia completa hoje quarenta dias.

Quarenta. Dias.

Segundo a Bíblia, o número quarenta é um sinal de arrependimento, indica um tempo de expectativa ou o tempo de Deus. Várias das histórias bíblicas estão associadas ao número quarenta.

Deus fez chover por quarenta dias e quarenta noites nos dias de Noé, e comeram apenas peixe enquanto estavam arca, razão pela qual os católicos historicamente abriram mão de carne vermelha durante a Quaresma. Moisés passou quarenta dias de jejum no Monte Sinai. O povo de Israel levou quarenta anos viajando para a Terra Prometida (mesmo que o Google Maps mostre que esse trajeto possa ser feito em bem menos tempo...). Elias passou quarenta dias e quarenta noites caminhando para o Monte Horeb. Jonas profetizou quarenta dias de julgamento para que Nínive se arrependesse. Jesus Cristo jejuou durante quarenta dias no deserto e foi tentado pelo demônio. Jesus esteve fisicamente morto por cerca de quarenta horas antes de ressuscitar.

Quarenta é um número significativo.

Como é possível perceber, quarenta dias são tempo suficiente para expiar pecados, para mostrar resiliência, para nos purificarmos. Chegamos, então, ao quadragésimo dia deste estranho e meio que surreal período de confinamento e distanciamento social. O que significa isso?

Nada.

Mesmo que surjam no horizonte alguns sinais de afrouxamento das medidas restritivas que vivemos, ainda não podemos antecipar quando estaremos reunidos com nossas famílias e amigos. Quando voltarão os churrascos e os encontros. Isso é o que frustra muita gente, a incerteza de quando isso acabará. 

Vamos vivendo, então, um dia após o outro, sem poder fazer grande planos para o futuro. Como alcoolistas em abstinência, focados apenas no hoje. Faço o melhor que posso hoje, e amanhã farei o melhor que puder. E assim seguimos.

O coronavírus está sendo, além de tudo, uma lição de humildade. 

Até.

Nenhum comentário: