quarta-feira, novembro 11, 2020

Crônicas de uma Pandemia – Duzentos e Quarenta e Dois Dias

Vacina.

 

Hoje tive a minha quarta consulta como parte do estudo da Coronavac, a famosa “vacina chinesa” que está em estudo no Brasil numa parceria com o Instituto Butantã. Aqui no Sul do Mundo, o estudo está sendo realizado no Hospital São Lucas da PUCRS, onde trabalho.

 

Quando iniciou o estudo, me inscrevi para participar e fui chamado.

 

Fiz a primeira dose em setembro e a segunda entre duas e três semanas depois. Desde então, tenho que medir minha temperatura todos os dias e registrar em um diário, em que também respondo sobre a possível ocorrência de reações adversas, tanto nos locais de aplicação como em geral. Não tive nenhuma reação, nem tive febre. Tudo segue normal comigo.

 

Essa semana, contudo, saiu a notícia de que o estudo havia sido suspenso devido a ocorrência de um evento adverso grave com um dos participantes, da mesma forma que havia ocorrido com outros dois estudos com outras potenciais vacinas, e como é comum em estudos clínicos. Mas virou notícia nos principais meios de comunicação e em redes sociais, inclusive com o presidente “comemorando” essa ocorrência, em mais um capítulo da medíocre briga política dele com o governador de São Paulo.

 

Ambos errados, ambos oportunistas, ambos abutres em busca de carniça.

 

Hoje, ainda, a estudo foi novamente liberado porque o tal evento adverso grave não tinha relação com a vacina em si, e o episódio só serviu para mais uma vez vermos o quão baixo podem chegar as pessoas em busca de obter e/ou manter o poder.

 

Até transformar pesquisa científica em reality show.

 

Eu até ia fazer uma piada com relação a isso, mas não vale.


Até. 

Nenhum comentário: