terça-feira, março 28, 2023

Perdidos Mães e Filhos (14)

A Viagem (2).

 

Saíramos, finalmente, do Brasil em direção à Itália.

 

A viagem era uma viagem de retomada de viagens de férias em outro continente após a pandemia, também uma viagem que eu havia programado, me comprometido com, planejado fazer com minha mãe quando meu pai adoecera a ponto de não se recuperar mais, e era uma viagem de reencontro. Encontraríamos, já no Aeroporto de Malpensa, em Ferno, periferia de Milão, nos esperando porque chegaria na noite anterior, a Roberta, nossa afilhada, filha da Karina e prima mais velha da Marina, que, morando há alguns meses em Barcelona, conseguira se programar para fazer a viagem conosco. 

 

Seria, como dito, uma viagem de reencontro.

 

Ao desembarcar, passar pela imigração italiana, fomos pegar nossas malas. Apesar de terem sido etiquetadas como prioridades, nem todas saíram juntas. Ficamos esperando, a Karina ansiosa para reencontrar a Roberta, até que decidimos que ficaríamos esperando a bagagem da Mãe e a Kaká e a Marina iriam encontrar a Roberta, que nos aguardava. Foi, evidentemente, filmado e emocionante o reencontro. Eram seis meses sem se ver pessoalmente, apesar de se falarem por vídeo todos os dias, praticamente. Foi, claro, para nós outros também, pois o “furacão” Roberta faz falta no dia a dia...

 

Reencontros estabelecidos, lembrancinhas trocadas (meu chaveiro de guitarra...), a parte seguinte foi procurar a locadora do carro para retirá-lo. Havia, como já dito, reservado pelo site Booking.com, com seguro básico da locadora e cobertura total adicional pela Rentalcover.com. A locadora era a OK Mobility, e o carro – ao invés da Renault Espace – foi um Opel Zaffira, uma van para oito pessoas a diesel e com cambio manual. Ainda no balcão da locadora, o funcionário ofereceu o seguro total pela própria locadora, que declinei por já ter cobertura total. Sugeriu, por último, que eu tirasse fotos do carro no momento da retirada para o caso de algum problema, porque ele já vinha com alguns ‘arranhões’. Assim o fiz.

 


Nós e o carro



Malas hermeticamente armazenadas no porta-malas, numa primeira versão que seria melhorada posteriormente por sugestão da Roberta, e-Sim ativado e sinal de celular funcionando (menos para a mãe, para quem teríamos que comprar um chip em alguma loja), Waze acionado, deixamos o aeroporto em direção ao centro de Milão. Como havíamos chegado ainda de manhã, e nosso último destino do dia seria Rapallo, no litoral, a 190km dali, pouco mais de duas horas conforme estivesse o trânsito, resolvemos visitar ao menos a Piazza del Duomo, a Galeria Vittorio Emmanuelle II e almoçar por lá, antes de rumar ao litoral.

 

Levamos pouco mais de uma hora para chegar nos arredores da Duomo, e com ajuda da tecnologia encontramos um estacionamento público para deixar o carro, no primeiro momento de certa tensão no trânsito: o estacionamento era subterrâneo e nossa van, alta. Em uma avaliação rápida, concluímos que – óbvio - conseguiríamos entrar, e assim foi. Com todo cuidado ao descer pela rampa de acesso circular, chegamos no primeiro subsolo, onde encontramos uma vaga. Parecia apertada, mas era o carro que era largo. Com todo cuidado com a manobra (não tinha câmera de ré) fui colocando o carro na vaga, mas acontece de o carro se movimentar e dar um forte ruído de metal batendo. Paro, olho em volta, e nada. Movimento o carro, e o barulho acontece novamente. Olho de novo. Nada. Completo a manobra de estacionamento, descemos todos, verificamos o carro, que está intacto, até que olho para trás e havia dois cidadãos com movimentando uma escada de metal justamente próximos de onde estávamos! 

 

Precisava?

 

Aliviados, saímos do estacionamento próximos à Duomo, numa das ruas atrás dela. Lembrava do local porque eu havia estado lá em 2017, a trabalho, num congresso médico. O estacionamento, público, nos custou não mais que cinco euros, bem diferente de quando a Jacque e eu estivemos lá, no início dos anos 2000, e deixamos o carro num estacionamento pago (não público) que nos custou TRINTA EUROS (não converte, pois quem converte não se diverte) por três horas de parada!

 

O final da manhã em Milão era nublado e frio, algo em torno de 6ºC. Todos estavam felizes com a temperatura, pois vínhamos do escaldante verão de Porto Alegre. Menos eu, que – por um erro de planejamento – estava menos agasalhado do que deveria, e passei algum frio. Circulamos pela praça, primeiras fotos do grupo completo fora do aeroporto e com a Duomo por trás, todos sempre impressionados com a beleza e a imponência da catedral. 


Duomo, Milão

 

Decidimos almoçar e, para isso, seguimos pela Via Dante, que segue da região da Piazza del Duomo em direção ao Castelo Sforzesco. Algumas poucas quadras de caminhada, encontramos um restaurante onde decidimos almoçar: pizza, massas, e uma berinjela. Para beber, suco para a Marina, vinho para as outras e Coca-Cola para mim, o motorista.

 

Almoço tranquilo.

 

Após, fomos de volta a Piazza del Duomo, compramos ingressos e entramos na Duomo. Magnífica. Dali, atravessamos a praça até a Galeria Vittorio Emmanuelle II, onde passeamos e visitamos a livraria Rizzoli, de mesmo sobrenome das descendentes do meu sogro, Alfredo Rizzolli (a diferença na escrita decorre do registro na imigração quando chegaram ao Brasil no início dos anos cinquenta). 

 


As Rizzollis


Voltamos ao carro, saímos do estacionamento, e o Waze nos orientou o caminho para Rapallo. Optamos pela autoestrada A7 em direção à Genova e depois a A12/E80 no sentido de Rapallo. Estrada boa, após uma noite de avião, em determinado momento o cansaço começou a bater (em mim, basicamente, porque quase todas já tinham cochilado em algum momento no caminho). Paramos no primeiro Autogrill da viagem para um café e um lanche. Na saída, comprei um energético Monster e seguimos.

 

Animados após a parada e o energético, seguimos ouvindo música e falando de vários assuntos, entre eles “não foi com esse Marcelo” ou “a Joice”, até Rapallo. O hotel escolhido, exatamente ao lado do hotel em que ficáramos em 2014, chamava-se Astoria. Havia reservado dois quartos triplos, e recebemos um upgrade (noite de segunda-feira de inverno) para dois quartos com vista para o mar.

 

Ficaram em um quarto a Karina, a Roberta e a Marina e os outros em outro, ao lado. Nos instalamos, alguns tomaram banho (outros deixaram para antes de dormir) e saímos para procurar local para jantar. Caminhamos pela Lungomare Vittorio Veneto até encontrar uma pizzaria em que ficamos. As meninas comeram pizza e eu – como tradição – comi um espaguete com frutos do mar. Boa refeição, ótimas pizzas.

 

Caminhada com fotografias pela orla antes de voltar ao hotel. Havia sido longo o dia após a noite mal dormida do avião.

 

Rapallo, à noite



E a viagem estava recém começando.

 

Até. 

Nenhum comentário: