domingo, novembro 17, 2019

A Sopa


(Ano 19, Número 01)


O Ponto.


Já escrevi sobre isso, em algum momento do passado.

Da busca ancestral, milenar, heroica até, daquele momento de perfeição num dos momentos mais sublimes da experiência humana: o churrasco. Milhares de anos se passaram, vidas foram perdidas, guerra travadas, muitas fogueiras foram acesas e brasas pereceram, tudo em busca desse, podemos dizer sem medo de errar, nirvana culinário. Do ápice da evolução humana.

O Ponto.

E escrevo assim, em letras maiúsculas, por sinal de respeito e reverência. Porque devemos nos curvar e homenagear aqueles que dedicaram suas vidas em busca d’O Ponto, aquele exato estágio em que a carne se faz canção, e o churrasco vira poesia. Em que nos deparamos com a beleza da criação em seu estado mais perfeito.

O problema é que as pessoas confundem tudo.

Chegam e saem dizendo “Prefiro carne mal passada”, ou “Só como bem passada”. Uma heresia, claro, mas elas não sabem o que dizem. Elas pensam que gostam desse ou daquele jeito quando na verdade querem a carne n’O Ponto. Pecam por não saber, o que talvez pudesse atenuar a culpa, mas isso ainda é questão de debate. Alguns consideram isso como imperdoável.

O que penso, como me posiciono, perante essa questão? 

Não é importante, no momento.

Importante, de verdade, é informar, trazer conhecimento para todos.

O Ponto é definitivo, não passível de discussão.

Mas, e sempre tem um mas na vida, existem nuances, mitos e filosofia envolvidos nessa discussão. 

O Ponto muda conforme mudam as pessoas, conforme muda o mundo. O Ponto é como o rio de Heráclito, que nunca cruzamos duas vezes, pois já não é o mesmo rio e não somos os mesmos de antes.

Fazer churrasco não é um ato banal, comum. É um ritual, em que o churrasqueiro se coloca na posição de sacerdote. Enquanto faz o churrasco, ele entra em conexão, em sintonia, com o Universo. Naquele momento, ele é como um Mestre Jedi, e essa conexão é a Força. Quanto mais conectado com o Universo, com a Força, melhor é o churrasco e mais perfeito é O Ponto. O Ponto é a Força.

Chega um momento em que o Mestre pode fazer churrasco de olhos fechados, deixando apenas a energia do Universo fluir através dele. Ele como um meio de ligação com o infinito.

Churrasco é coisa séria.

Até.

Nenhum comentário: