domingo, setembro 02, 2007

A Sopa 07/07

Setembro.

Há muitos anos, lembro bem, escrevi um texto em que afirmava que agosto – o mês que recém deixamos para trás em 2007 – era um mês que estava sobrando. E tinha uma explicação lógica para fundamentar meu argumento: após os meses de junho e julho, auge inverno, quando já não aguentávamos mais o frio, ainda “éramos obrigados” a passar pelos trinta e um dias de agosto até alcançarmos setembro, mês do início da primavera, com suas muitas possibilidades.

Setembro, então, é o equivalente do sul ao março do hemisfério norte, sendo – portanto – o agosto equivalente ao fevereiro de lá. Winter blues é o termo usado para a depressão que ocorre justamente em fevereiro, quando, após dezembro e janeiro de frio, ainda temos que atravessar fevereiro para chegar em março e o início da primavera. Mesmo as noites não sendo mais tão longas quanto dezembro e janeiro, é a extensão do inverno – muito mais que o frio em si – o que deprime e desanima. Por isso o fevereiro do norte é um mês “dispensável”.

O inverno aqui não é tão rigoroso quanto lá, pode ser o argumento contrário à minha tese, e eu não discordo dele. Mas, guardadas as devidas proporções, é a mesma coisa. Ainda mais quando normalmente não temos calefação nas casas aqui no sul, e muitas vezes as temperaturas dentro de casa são próximas as de fora. Durante o inverno desse ano, que chega aos seus estertores, me queixei muitas vezes de que passei mais frio aqui do que nos invernos de Toronto. Não deixa de ser verdade, principalmente porque esse foi um inverno como há muito não acontecia por essas bandas.

Mas é setembro, e a primavera vem por aí, com suas temperaturas agradáveis e a vida nova. Certamente, Here Comes the Sun:

Little darlin' it's been a long cold lonely winter
Little darlin' it feels like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Little darlin' the smiles returning to their faces
Little darlin' it seems like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Little darlin' I feel the ice is slowly meltin'
Little darlin' it seems like years since it's been clear
Here come the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Here come the sun, here comes the sun
It's all right, it's all right

Até.

Nenhum comentário: