quarta-feira, dezembro 19, 2007

Campanha

Sempre me causou estranheza - para dizer o mínimo - o fato de haver pessoas que diziam preferir viajar de carro por medo de avião. Que diziam sentir-se mais seguras num carro do que num avião.

Estranhava, mas dava um desconto: fobias são sentimentos irracionais, incontroláveis. Sim, porque só mesmo um medo irracional poderia justificar sentir-se mais seguro num meio de transporte reconhecidamente MUITO mais perigoso, principalmente no Brasil.

E causava certo desconforto ver na capa de jornais fotos dos mortos em acidente aéreo e não de todos os mortos nas estradas. Da mesma forma que me revoltava com quem chamava os controladores eletrônicos de velocidade de "indústria da multa": se só multam quem está desobedecendo a lei de trânsito, como podiam ser chamados de "fúria arrecadatória"?

Pois bem, parece que isso começa a mudar.

O grupo de comunicação RBS está lançando hoje uma campanha para tentar conscientizar as pessoas do problema, que é maior ainda na época de verão. A capa do jornal Zero Hora de hoje é uma lista com os nomes dos 379 mortos no trânsito no Rio Grande do Sul no verão passado. O número é maior que dois acidentes aéreos como o da TAM em julho passado.

Acho louvável a idéia e a campanha.

Como vítima de um acidente que quase me matou há 17 anos, sei da importância e da gravidade do assunto.

36333583590346

Até.

Nenhum comentário: