terça-feira, fevereiro 26, 2008

Imbecis

Os imbecis estão por toda parte, nas suas mais diferentes apresentações.

Tem o imbecil torcedor, aquele que vai ao estádio do seu time apenas para brigar. Com torcedores de seu próprio time! Essa é uma manifestação de idiotia em seu grau mais primitivo, o imbecil sem córtex cerebral. Não se pode esperar nada ou, melhor, pode se esperar tudo de um imbecil assim. Está muitos degraus atrás do homo sapiens na escada da evolução. Junto a ele, estão os fanáticos religiosos e outros extremistas, de esquerda ou de direita, não há diferença. Aprenderam a ler, tecnicamente, mas não entendem o que lêem. Deixá-los com determinados livros em mãos é um perigo. A Bíblia, por exemplo. Não os deixem ler a Bíblia, pois são capazes de acreditar que aquilo ali é um relato de como as coisas aconteceram literalmente, e isso pode trazer sérios incovenientes.

A imbecilidade, ou idiotia, não é restrita a nenhum grupo social, etnia, nacionalidade, religião ou posição política. Há idiotas por todo lado. São como gafanhotos, com a diferença de que, mesmo depois de destruírem tudo, não deixam o lugar que devastaram, não desocupam a moita.

Eles são perigosos, é preciso cuidado.

Mas queria falar de um tipo específico de imbecil: aquele que passa trotes telefônicos para serviços de urgência, como polícia, bombeiros e SAMU (atendimento médico de urgência). Esses, só com medidas radicais, quem sabe a esterilização cirúrgica para que não se reproduzam.

Admito que alguns trotes são engraçados, quando inofensivos.

Lembro do início da faculdade, quando íamos à lanchonete do hospital, comida horrível, gordurosa, mas que era um bom ponto de encontro para as turmas de estudantes. Volta e meia alguém ligava para o ramal da lanchonete e pedia para falar com a Dra Vera Pamil (é nome de medicação) ou Dra Eva Gina. Ríamos, eram brincadeiras inocentes, tipo ao que o Bart Simpson faz ao ligar para o Moe’s, nos Simpsons.

Só que ligar para a polícia passando trotes, fazendo com que sejam deslocadas viaturas para endereços falsos, ou – talvez pior – ambulâncias, isso é o fim.

Esse é uma situação em que se justificaria cagar a pau um idiota que fosse pego passando um trote telefônico. Seria bem mais educativo que pagar multa ou fazer trabalhos comunitários. Talvez os trabalhos comunitários depois de tomar um pau. Seria divertido, no mínimo.

Até.

Nenhum comentário: