quarta-feira, junho 18, 2008

Casamento de pessoas do mesmo sexo

Vinha no carro ouvindo rádio.

Não sei se falei, mas gosto de ouvir rádio AM enquanto estou dirigindo. Principalmente por causa das notícias atualizadas, gerais e de esporte, mas também os debates. E eram um desses debates que ouvia hoje mais cedo, e o assunto era o 'casamento gay'.

Antes de tudo - mesmo que ninguém tenha me perguntado - dou a minha humilde opinião: se partimos do princípio de que todos somos iguais - seres humanos - todos devemos ter os mesmo direitos, independente de sexo, cor, raça, orientação política ou religiosa. Se heterossexuais podem casar, homossexuais também devem poder casar. Por que seria diferente? É quase o mesmo que dizer que pessoas nascidas em setembro não podem entrar em cinemas, por exemplo. Um absurdo.

Mas eu falava do debate, e em meio a ele algum comentou sobre a 'bancada evangélica' do congresso nacional. E lembrei (e foi citado no debate logo após) que o Brasil é um estado laico, ou seja, estado e religião são coisas separadas. Ou deveria ser. Uma bancada evangélica, por princípio, não é um problema (porque podemos ter uma bancada de comedores de arroz de leite ou de apreciadores de leite de soja) afinal grupos podem se reunir pelas mais diferentes afinidades.

O que não podem é querer impor sua visão de mundo ao todo, ou desconsiderar o contraditório, o diferente.

Imagine se todos fôssemos obrigados a tomar apenas leite de soja?

O horror, o horror...

Até.

Nenhum comentário: