segunda-feira, julho 29, 2013

Cidades Fluidas

Koblenz, Alemanha.

Köblenz é a terceira maior cidade da região conhecida como Renânia Palatinado, uma das dezesseis regiões, ou estados, da Alemanha. Tem mais de dois mil anos de história, e também é conhecida como a "Esquina da Alemanha" (Deutches Eck), pois está situada justamente na confluência dos rios Reno e Mosel. Fica a cerca de 90km a sudeste de Colônia, conhecida por sua catedral de linhas exclusivamente verticais.

Pois bem.

Em maio 1999, estávamos nós - os Perdidos na Espace originais (veja aqui) - viajando pela Alemanha de carro, numa Renault Espace. Havíamos visitado Colônia, e decidimos dormir em Koblenz, para no dia seguinte visitarmos o castelo sobre a cidade e a esquina da Alemanha. Numa época pré-GPS, viajávamos com nosso bom e velho atlas Michelin de estradas da Europa (o primeiro de vários que utilizamos ao longo dos anos). Chegamos bem em Koblenz, encontramos o bom e velho (que, para mim, ainda era novidade à época) Ibis e nos instalamos. Sem problemas.

Fizemos um curto passeio a pé perto de onde estávamos e, após o banho, decidimos sair de carro para jantar. Encontramos um bom restaurante italiano e ali ficamos (na época, ainda não tinha iniciado a busca pelo espaguete à carbonara perfeito). Discutimos, durante o jantar, ideias e planos de roteiro (éramos seis adultos e uma criança de dois anos e meio). Deu tudo certo. Até a hora de voltar para casa.

Não lembro quem dirigia ou quem servia de navegador, mas rodamos um pouco, não muito, quando - de repente - surgiu a placa de que faltavam 4km para chegar à cidade. Levamos 22 minutos para voltar ao hotel. A única conclusão possível, sem deixar dúvida.

A cidade havia mudado de lugar.

Corta para 2013.

Sábado à noite, Santa Cruz do Sul.

Formatura da Medicina da UNISC. Havíamos passado por três festas, tínhamos ainda mais três para passar. Já era bem tarde, quase na hora de começar o baile. Com o GPS, chegamos na quarta festa, quase terminando. Fotos, beijo na formanda, ficamos um pouco e saímos para ir para as duas últimas, em locais mais afastados do centro. Ao sair da festa rapidamente tentando chegar em tempo das outras duas, sem ligar o GPS, dobro uma rua, uma segunda e - quando vejo - estou muito fora da cidade. Mas muito mesmo. Uma única conclusão possível, como em 1999: a cidade mudou de lugar.

Deve ser pela Oktoberfest.

Sei lá.

O que sei é que nesse momento, em que desistimos de ir adiante, porque já estavacom os pródromos do que estou tendo agora, enquanto escrevo esse texto de cama, com febre, e mal estar.

Maldito rinovírus (assim espero).

Até.

Nenhum comentário: