domingo, janeiro 20, 2008

A Sopa 07/24

A Viagem (9)

Volto a contar a viagem de outubro passado.

No último episódio, estávamos em Chamonix, nos Alpes Franceses, ao pé do Mont Blanc, no final da tarde de um domingo que começara nublado e agora tinha céu azul e sol. Frustrados pela impossibilidade de subir na maior montanha da Europa (chegáramos no local minutos após o horário da última subida), paráramos em uma creperia para um lanche antes de seguir adiante em nosso roteiro.

Os destinos principais de nossa viagem, como já contei, eram Paris, a Provence e a Côte D’Azur. Como a distância entre a primeira e as outras duas não é pequena, planejamos aproveitar o caminho na ida para o sul da França para dar uma pequena amostra dos Alpes e a arredores para quem não conhecia, basicamente o Pedro e a Zeca, que estavam indo à Europa pela primeira vez. Foi assim que escolhemos Annecy como primeira parada (só a Jacque e eu estivéramos lá) e – a seguir – Chamonix (que a Karina e o Paulo também conheciam). A partir de Chamonix, pensamos em atravessar para a Itália – quem resiste? – e visitar Aosta, para então seguir - pela Itália mesmo – até o litoral.

Aosta, cidade de pouco mais do que trinta mil habitantes, é a capital do Valle D’Aosta, região autônoma no noroeste da Itália, e que faz fronteira com a França e com a Suíça. Estivéramos lá – a Jacque e eu – em fevereiro de 2002, vindos de Turim e a caminho justamente de Annecy, numa viagem que chamamos de ‘Alpes e Lagos’, pois naquela vez circulamos, depois de sairmos de Paris, entre estações de esqui e lagos, até Viena, o que é outra e velha história. De qualquer modo, conhecêramos Aosta no inverno, com neve, e agora era outono e certamente seria outra cidade.

Para chegar em Aosta saindo-se de Chamonix, a opção mais óbvia, por simples e rápida, é através do túnel do Mont Blanc, um túnel de 11,6km que liga Chamonix a Courmayer, na Itália. Foi ali que, em março 1999, morreram 36 pessoas quando um caminhão com margarina e farinha pegou fogo no interior, causando um incêndio que queimou por 56 horas e atingiu temperaturas acima de 1000ºC. Por essa razão, o túnel ficou fechado em reformas por mais de três anos. Meses depois, ainda em 1999, quando viajamos com os Perdidos na Espace pela Europa e passamos por outros túneis, a orientação (de humor negro) que dávamos para os passageiros da van era para observarem a temperatura que marcava no painel do carro: se subisse de 50°C, era hora de correr a cada um por si (que bobagem...).

Mas não foi por nenhuma razão ligada a isso que optamos por não fazer a travessia pelo túnel e usar uma passagem de montanha, a passagem de Gran San Bernardo, que liga Martigny, na Suíça, com Aosta, na Itália, nosso destino final do dia. Não muito longe da Chamonix, é uma opção ao túnel do Mont Blanc, mas que não pode ser utilizada no inverno, pois fica fechada entre o final de outubro e abril, mais ou menos. A passagem é um pequeno vale a 2473m de altitude, e passa paralela ao túnel de Gran San Bernardo.

Aquela época, começo do outono, é o momento em que a chance de ver neve é a menor e, como o local fica sob a neve na maior parte do ano, a paisagem é inóspita, apenas pedras e uma vegetação rasteira de tons ocre. A fronteira entre Suíça e Itália é em meio à passagem, e uma bandeira italiana identifica que mudamos de país. A estrada do lado italiano, em restauração, estava muito ruim, com muitos buracos e áreas sem guardrail. Lentamente, com muito cuidado e com a noite caindo, vencemos o trecho ruim e seguimos até Aosta.

Chegando lá, noite fechada, sem um guia (a viagem era para a França), a idéia era tentar achar o hotel em que ficáramos em 2002, o Milleluci, de ótima qualidade. Antes de achá-lo, contudo, passamos em frente a um hotel com aparência de muito novo, quatro estrelas em sua fachada, o Hotel du Cheval Blanc. Valor da diária, para casal e com café da manhã: noventa euros.

Ficamos.

Depois de instalados, saímos para jantar.

Semana que vem, na seqüência musical...

Até.

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