domingo, novembro 28, 2021

A Sopa

A pandemia não acabou, eu sei. 


Por outro lado, a redução dos casos, das internações e das mortes agora vistas aqui no Sul do Mundo, quando o verão se aproxima, conscientemente ignorando o recrudescimento da mesma que ocorre na Europa (além da incerteza com relação à nova variante), e contando com a vacinação maciça das pessoas por aqui, tudo isso faz prever um verão mais leve, e mais social. Ninguém aguenta mais viver afastado das pessoas.

 

Apesar de não podermos baixar totalmente a guarda ainda, com relação ao uso de máscaras – principalmente em locais fechados – e às aglomerações (fujamos delas), já podemos retomar em parte nossas vidas sociais. E temos (tenho) feito.

 

Reencontrar pessoas que há muito não encontramos tem sido momentos de extrema felicidade. E essas semanas que antecedem o final do ano, que normalmente são de reuniões sociais, têm sido mais ocupadas que o habitual. Churrascos – muitos e com diferentes grupos de amigos – e outras celebrações têm mantido a agenda cheia e as manhãs mais difíceis de sair da cama...

 

A semana que termina hoje foi de reencontro e despedida, no mesmo evento. O nosso grupo de churrasco, que começou para assistirmos as finais da Libertadores da América de futebol, lá por 2013, e que não se reunia desde o início da pandemia, fez o churrasco de despedida de um dos participantes que vai se mudar para os Estados Unidos por – ao menos – um ano. A parrilla trabalhou muito, e foi uma noite regada a vinhos bons e muitas risadas.   

 

E tem outros marcados com outros amigos, e mais aqueles que nem conseguimos marcar ainda, os encontros familiares, e até um campeonato de futebol com churrasco. Com cuidados e vacinados, retomamos a vida. Tudo volta, todos voltaremos. O inverno do coronavírus foi mais longo que desejávamos, mas a primavera vem chegando (devemos cuidar para não haver uma recaída).

 

Lembrei disso no almoço de quinta-feira quando – pela primeira vez desde o início de março do ano passado – o grupo esteve praticamente completo, e de novo contamos histórias e rimos, como fazíamos antes de tudo começar. 

 

A vida em grupo é muito mais leve, definitivamente.

 

Até.

 

Nenhum comentário: