domingo, maio 01, 2022

A Sopa

 Domingo.

Esse final de semana tive de ir ao hospital para ver um paciente que está internado, uma tarefa que não é comum para mim, afinal não costumo ter pacientes internados frequentemente, o que pode mudar a qualquer momento, nunca se sabe. Mas não era disso que queria falar. 

Dia nublado, alguma chuva ainda acontecendo eventualmente, previsão de mais chuva ao longo do dia. O movimento nas ruas é muito baixo, principalmente de carros. E então ocorre um fenômeno estranho: a pessoas respeitam ainda menos as regras de trânsito. Parece que o domingo dá liberdade de não parar no sinal fechado, ou fazer conversões proibidas.

 

E lembro de quando meu pai dizia para ter cuidado – ao dirigir aos domingos – com os “domingueiros”, aqueles que tiravam apenas o carro da garagem aos domingos para passear, e não tinham muita habilidade para dirigir. Tínhamos que ter, nesses dias, o dobro da atenção para evitar acidentes. Não sei se os chamados “domingueiros” ainda existem, mas certamente temos que ter MUITO mais atenção ao dirigir aos domingos (à noite também) porque as ruas parecem “terra sem lei”.

 

O que – de certa forma – é verdade.

 

Como é um dia que normalmente não tem fiscalização de trânsito, as pessoas aproveitam para não respeitar as suas regras. É o “já que não tem ninguém olhando...”. 

 

Pois é...

 

É de Oscar Wilde, até onde consegui apurar (Google, Google) a afirmação que diz que “Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter”. Diz muito de uma sociedade o fato de as pessoas não respeitarem as regras de convivência quando não há fiscalização por perto.


É estarmos condenados ao subdesenvolvimento.

 

Até.

Nenhum comentário: