domingo, outubro 16, 2022

A Sopa

 Metrossexual.

 

Fazia anos que eu não ouvia essa palavra, pensei comigo enquanto processava a informação: haviam acabado de me dizer que eu era um metrossexual seja lá o que isso quer dizer ou, ainda, o que a pessoa que me chamou considerar ser um. Respondi que tomava isso como um elogio.

 

Não que eu me considere um. Aliás, nunca haviam me chamado de.

 

Mas quem recém me chamara de metrossexual esclareceu o porquê de me considerar dessa forma: me vestia bem, havia perdido peso e me preocupava em mantê-lo, fazia atividade física regular (pedalava). Tirando o ‘vestir bem’, que é um conceito abstrato, um julgamento pessoal, as outras afirmações são verdadeiras. Mas isso me torna um metrossexual?

 

O que é ser metrossexual, afinal de contas?

 

Fui estudar, para saber o que significa. Parece que metrossexual (e estar falando disso) é um assunto que nos remete ao início dos anos 2000, mas posso estar errado. De qualquer forma, li que metrossexual vem da junção das palavras “metropolitano” (cidade, metrópole) e “sexual”, cujo significado se refere a um homem urbano que se preocupa em cuidar da aparência. O metrossexual gostaria de se vestir bem e de estar na moda. Investe em vestuário e acessórios sofisticados, frequenta cabeleireiros e institutos de beleza, cuida da pele, usa cosméticos, bons perfumes, faz manicure, pedicure, depilação etc. O comportamento metrossexual teria, então, a ver com vaidade e preocupação excessiva com a aparência.

 

Honestamente falando, não me enquadro nessa definição. Se fosse o caso, por outro lado, não teria nenhum problema.

 

Isso me fez pensar – uma vez mais – em como as pessoas com quem convivemos nos veem. Qual a imagem que os outros tem de nós? Nunca temos como saber. E é importante saber o que os outros pensam de nós?

 

Perguntas, perguntas.

 

Até.

Nenhum comentário: