domingo, outubro 09, 2022

A Sopa

 Há 10 anos, chegávamos à Liverpool, vindos de Oxford, e antes e seguir para o País de Gales. Eram curtas férias em pleno outubro de 2012 que havia acontecido porque seis meses antes, durante uma promoção de voos da LATAM, havíamos comprado as passagens para Londres.

 

Só que era uma promoção de voos nacionais...

 

Pois é.

 

Tempos mais simples aqueles, em que comprávamos as passagens e organizávamos as férias a partir delas. Certo, confesso que foi a única vez que fizemos isso, porque sempre definimos antes de tudo o destino e só depois íamos atrás de passagens, hotéis, etc. Essa vez, talvez a única, fizemos o inverso: a partir da passagem definimos o roteiro.

 

O que só ocorreu cerca de quarenta dias antes de viajar. Como eu disse, havíamos comprado as passagens seis meses antes, e praticamente esquecemos delas. Quando estava mais ou menos perto é que fomos pensar em roteiro, hotéis e carro. Sim, circulamos pela Inglaterra e País de Gales de carro, comigo – como sempre – dirigindo. Foi tenso no início (mão inglesa), mas logo nos acostumamos.

 

Decidimos visitar Londres, ponto de chegada e partida, e depois visitar Oxford, Stratford-upon-Avon e Liverpool, antes de seguir para o Pais de Gales, onde visitaríamos Conwy, Betws-y-Coed, Llandrindod Wells, Swansea e uma rápida passada por Cardiff, que certamente merece mais tempo, antes de retornarmos à Inglaterra e ficarmos em Windsor, para visitar a Legoland.

 

Foi uma viagem muito legal, com paisagens bucólicas, longos trechos de estrada por campos com ovelhas. Difícil dizer qual foi o ponto alto, afinal Londres é uma cidade maravilhosa, e todos os lugares têm seu encanto, mas Liverpool tem um significado gigante para alguém que tem a música como parte importante da vida. 

 

Existem cidades (para mim, para mim) que são essencialmente musicais, por todas as referências a elas em muitas canções. Como o Rio de Janeiro, cantado por incontáveis compositores e cantores, e que foi a primeira cidade que visitei em que as referências “saltavam” em minha frente. Paris, Nova Iorque, e muitas outras são assim também: não tem como não passar o tempo todo cantando odes a elas.

 

Liverpool, obviamente por causa dos Beatles, é uma delas, e assim foi quando a visitamos em 2012. Além de tudo, ficamos no Hard Day’s Night Hotel, que fica atrás do Cavern Club, e é temático – como o nome diz – dos Beatles. Mais significativo ainda foi que chegamos lá em um nove de outubro, dia em o nasceu John Lennon. Que momento...

 

E isso não tem preço.

 

Até.

Nenhum comentário: