sábado, dezembro 31, 2022

A Sopa (a Retrospectiva 4)

 Está terminando mais um ano.

Algo que vem me chamando a atenção nos últimos anos é a tendência de muitos a considerar que o ano que estamos vivendo é pior que os anteriores. Como se na virada do ano tudo o que passou fosse esquecido, fosse zerado, e – no decorrer do período seguinte – as inevitabilidades da vida o tornassem, o caracterizassem, como – digamos – mas pesado, mais difícil. “Esse ano está difícil”, dizem.

 

O que é e não é verdade.

 

O ponto aqui é a necessidade de se olhar em perspectiva, olhar o todo, e não apenas um ou outro fato isolado. Todos os anos tem coisa boas, outras ruins, algumas ótimas e outras péssima. É assim. Sempre foi e sempre será. O importante é colocar em contexto, olhar o todo.

 

Dois mil  e vinte e dois foi um bom ano.

 

Há algum tempo, desenvolvi a crença de que os “anos pares” eram melhores que os anos ímpares. Acreditei nisso e – convenientemente – fui reunindo evidências que confirmassem minha teoria e, mesmo que de maneira inconsciente, desconsiderando qualquer fato que pudesse desmentir isso. Tinha como verdade inquestionável.

 

Não era verdade.

 

Assim como a crença de que agosto é um mês que dá azar, ou que ser familiar de médico é algum tipo de fator de risco para complicações médicas, ou se usar sempre a mesma cueca ao assistir futebol fará meu time ganhar. Pensamento mágico. 

 

Então eu dizia que 2022 foi um bom ano, mesmo com as coisas ruins que aconteceram. No final das contas, o balanço é positivo. Como sempre, algumas metas não foram alcançadas, por diferentes razões, mas estou tranquilo quanto a isso. Faltaram alguns churrascos, alguns encontros com amigos, algumas leituras a mais que gostaria de ter feito. Por outro lado, e como sempre, algumas portas se abriram e entrei, meio tímido ainda, mas avançando.

Fiz o melhor que podia devido às circunstâncias que se apresentaram. Melhorei em alguns aspectos, em outros posso melhorar ainda. A ideia é a evolução constante. Novas ideias, projetos.

 

Seguir andando. Sempre.

 

Até. 

Nenhum comentário: