quarta-feira, agosto 09, 2006

Ando em círculos

Ando em círculos: corro, corro, e estou sempre ao redor dos mesmos assuntos e interesses. Pareço um eterno saudosista, e talvez até o seja, mas não acho isto tão ruim. Provavelmente não seja da forma que alguém possa estar imaginando.

Saudosista, sim, mas não com o sentido de estar preso ao passado: me considero mais próximo a alguém que não quer esquecer do que a alguém que quer voltar a situações já vividas. Concordo que seria uma grande tentação poder refazer algumas coisas que fiz de errado há muito tempo, tomar algumas decisões ou atitudes de maneira mais adequada, digamos assim. Mas a certeza de que, na hipótese de voltar no tempo e fazer algumas coisas de maneira diferente, eu não estaria onde estou e nem como estou, me faz aceitar tranquilamente a idéia de que – no final das contas – o caminho que trilhei foi muito bom.

Voltando à idéia de saudosismo, prefiro me considerar alguém que tem a missão de preservar a memória daquilo que vivi, como experiência individual e coletiva, também com o intuito de me preservar de cometer os mesmos erros sempre, destino a que está condenado alguém – uma nação, se quiserem – que não tem memória. Talvez seja esse o maior defeito que pode existir: não aprender com as próprias – e também dos outros – experiências.

Sei lá.

Até

Nenhum comentário: