terça-feira, fevereiro 13, 2007

Comentando

Um comentário.

Recebi hoje um comentário a respeito da Sopa de domingo, em que eu falava “…da boa estadia, e do ócio. Porém, penso sempre na condição humana…”. Dizia o Anônimo (pois esqueceu de se identificar) que ‘"Estadia" é de navio no porto. Corrige lá. Pra pessoa é "estada"’. Puxa vida, pensei, me enganei. Tudo tranqüilo, vou corrigir. Mas…

Antes de fazer a alteração, resolvi pesquisar a respeito do assunto. Vejam o que encontrei (Fonte):

Estadia e Estada

"A palavra correta é estada ou estadia quando você quer dizer a permanência em um hotel ou outro lugar?"

Tanto faz. Já se foi o tempo em que era rigorosa a distinção entre os dois termos: estadia era só para navio, estada para os demais casos. Mas, até por uma questão de eufonia, passou-se a usar estadia para qualquer tipo de permanência, de carro em estacionamento a pessoa em hotel. Finalmente, eis que o dicionário Houaiss avaliza o uso corrente:

Estada é o ato de estar, de permanecer em algum lugar:

* Durante a sua estada no poder, o Presidente fez várias viagens ao exterior.
* Sua estada na ilha foi gratificante, disse ele.
* Consideramos nossa estada na Inglaterra muito proveitosa em termos culturais.

Estadia significa "permanência, estada por tempo determinado"; ou período de tempo autorizado de um navio mercante num porto, o mesmo que estalia. Exemplos:

* Um dos momentos mais emocionantes da estadia do cantor em Baltimore foi quando ele viu o vídeo de um show que Leonardo fez sozinho em Santa Catarina.
* A Secretaria a Saúde vai custear sua estadia em Curitiba durante o curso.
* A estadia no campo deixou o pessoal mais relaxado.

Afinal de contas, eu estava certo, da mesma forma que o Anônimo.

Agradeço o toque e a leitura atenta desse tão pouco visitado blog.

Abraço.

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo, fui eu que fiz o comentário, e como sempre, esqueci de me identificar.
Como sempre me ensinaram que "estadia é de navio no porto", resolvi te dar o toque. Um abraço!!