quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Diferença de classe

Em Porto Alegre, está instalada um polêmica entre o Ministério Público e o Hospital de Clínicas (HCPA) local. O primeiro está ameaçando acionar o segundo para que esse destine 100% de seus leitos para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde.

O HCPA, hospital-escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atende pacientes do SUS e tem reservados 11% de seus leitos para pacientes de convênios, o que - segundo o hospital, ajuda a cobrir o déficit financeiro do SUS e ainda financia o hospital para se manter entre os top do estado e do Brasil em qualidade de atendimento e pesquisa.

Um questão complexa, mas que sempre me faz lembrar um outra situação, trazida pela constituição de 1988, que terminou com a "diferença de classe".

Outro dia falo mais sobre isso, mas existe um princípio simples que diz que somos todos iguais e temos os mesmos direitos, o que é 100% verdadeiro. Mas devemos saber que alguns "podem mais", no sentido de condições financeiras. Por que é tão errado assim pensar em quem tem mais, paga mais?

Não seria uma solução para a falta crônica de dinheiro para a Saúde? Quem tem muito paga mais, quem tem pouco paga menos, quem não tem não paga. Remuneraria melhor os hospitais e os médicos.

Que mal há nisso?

Para pensar...

Até.

Nenhum comentário: