segunda-feira, dezembro 21, 2020

A Sopa

(Crônicas de uma Pandemia – Duzentos e Oitenta e Dois Dias) 

Árvore genealógica, uma crônica sem muito sentido.

 

Estávamos, esses dias, conversando – a Jacque, a Marina e eu – à mesa, após o jantar, amenidades. Assuntos diversos, desde séries do streaming até música e outros. Começamos, em determinado momento, a falar de família.

 

A Marina perguntou, então, a letra inicial dos nomes de todos da família, incluindo aí os dois lados, da Jacque e meu, incluindo familiares distantes. Começamos a listar, então, por ordem alfabética, todos os que lembrávamos, pais, filhos, tios, tias, irmãos, irmãs, primos, primas, de primeiro, segundo e até terceiro grau, sobrinhos, agregados ou não, próximos e mesmo os muito distantes. Até que surgiu um nome de um familiar que já havia morrido.

 

A dúvida (inútil, sabemos, mas era momento de conversas bobas) surgiu: incluímos ou não na lista os familiares que já morreram. Nenhuma forma de desrespeito ou falta de consideração, obviamente. Apenas um detalhe prático para nossa lista de parentes...

 

Após rápida deliberação, decidimos que familiares próximos, pais – por exemplo – continuariam na lista mesmo que já mortos. Eu continuaria na lista, de qualquer maneira, dessa forma. Eu estava garantido nas futuras atualizações da lista (como se fôssemos atualizá-la em algum momento no futuro). Fomos adiante.

 

A lista, claro, ficou grande.

 

Nova deliberação.

 

Familiares muito distantes ou ausentes mereceriam fazer parte da lista?

 

Depende, decidimos.

 

Se não houver encontro presencial por um período de dois anos, ou seja, se não houver qualquer tipo de reunião nesse período, será cortado da lista. Simples assim. Dois anos inteiros sem encontrar um familiar resulta em exclusão da lista. Paciência. Como se recomenda com roupas do armário, que devemos descartar as que ficam sem uso por um longo período. Familiares, caso não estejamos juntos, da mesma forma...

 

Claro que, em tempos de pandemia e distanciamento social, esses limites foram alongados, assim como milhas aéreas de um programa de fidelidade. 

Ninguém será excluído esse final de ano...   

 

Até.

 

PS – Esse é um texto de ficção. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas reais é mera coincidência...

Nenhum comentário: