quinta-feira, agosto 02, 2007

Sobre aviões e acidentes

Resolvi que não discuto nem leio nada a respeito do acidente da TAM.

Até que terminem as investigações e sejam conhecidas as causas - porque serão importantes para prevenir novos acidentes assim - e não para apontar um culpado. Aliás, qualquer criança sabe, ou deveria saber, que um acidente aéreo NUNCA é causado por um único problema. É uma sucessão de eventos que levam a um desfecho trágico como o de São Paulo no mês passado.

Qualquer coisa que fuja a isso, como o circo armado naquela CPI inútil do congresso, é mórbido. O investigação do acidente é uma questão técnica, não política. Aquela leitura das transcrições (das quais ouvi falar, não ouvi) foi para as famílias das vítimas, e dos pilotos em particular - imagino - como vê-los morrer de novo. De mau gosto. Mórbido mesmo.

Por outro lado, não vou embarcar (trocadilho fraco) nesse histeria coletiva que se instalou em alguns lugares, com pessoas cancelando viagens por medo.

Apesar dos dois acidentes aéreos ocorridos no Brasil no último ano, e que não tem relação um com o outro, ainda é MUITO seguro voar. O número de mortos no trânsito, ou de assassinatos, em uma cidade como grande no Brasil, é MUITO maior que o número de mortos nos dois acidentes aéreos no mesmo período.

Vamos parar com essa palhaçada, por favor.

Até.

Um comentário:

Queila disse...

Concordo com você. Voar ainda é seguro e histeria não leva a nada.

Não posso responder pelos outros mas pessoalmente, mudei de idéia quanto à minha viagem ao Brasil não por medo de morrer em um acidente de avião mas por medo de tudo que parece acontecer tão arbitrariamente no Brasil.

Muitas coisas poderiam sim ser evitadas se a vida fosse levada um pouco mais a sério. Se a lei fosse levada um pouco mais a sério. Se o "outro" fosse levado mais a sério.

O desrespeito é tão grande, tão flafrante (vide Boninho e outros no Youtube dizendo que curtem jogar ovo pela janela de suas coberturas) que algumas vezes, especialmente quando a gente está se sentindo mais fragilizado, vale à pena pensar duas vezes antes de correr um risco desnecessário.

Eu amo o Brasil e morro de raiva quando alguém fala mal mas... está cada dia mais dificil arranjar desculpa para o que acontece por ai.

Q