quarta-feira, março 12, 2008

Os Dias Antes da Paternidade – Parte 2

Pronto, vocês decidiram que era hora de engravidar.

Estão preparados emocionalmente, os exames estão todos normais, tudo está bem. Mãos à obra, então.

Detalhes técnicos sobre o assunto fogem do objetivo desses escritos, mas é claro que vocês passarão a pensar em coisas como período fértil, duração de ciclo menstrual, ovulação e outros detalhes que, se antes eram lembrados, era apenas para saber quando havia perigo e o contato físico, a conjunção carnal, deveria ser evitado caso não houvesse um método contraceptivo adequado. A partir de agora ficarão “craques” em datas, períodos, atrasos ou não.

Certamente que, quanto mais demorar para engravidar, mais vocês ficarão atentos às datas. Sim, porque às vezes, independente do quanto vocês tentem, as coisas podem levar mais tempo que o “planejado”. Mais tentativas, mais datas e pode-se entrar num ciclo meio neurótico.

Para o futuro papai (FP), ou pai em potencial, então, a demora implica em questionamentos a respeito do seu, vamos dizer, potencial. A sua resposta, FP, vai depender exclusivamente de você e de suas neuroses e/ou paranóias. Reflexões, questionamentos, certezas e incertezas – em alguns casos extremos – até consultas médicas, tudo vai depender de como você lida com a pressão e de quão boa é sua auto-estima.

Às vezes – geralmente quando não é essa a intenção – a gravidez ocorre na primeiríssima tentativa (ou quando nem é tentativa) e tudo fica bem. Por outro lado, se passa de um ano inteiro de tentativas não bem sucedidas, talvez seja hora de procurar ajuda, e aqui não me refiro ao Jorjão nem à vizinha gostosona. Orientação médica, apenas para ver se está tudo bem mesmo com vocês, se os “garotos” são em número suficiente e se correm direitinho, essas coisas.

Mas chega uma hora – em geral – que a tentativa dá certo.

Então começa uma nova fase, saber se deu certo mesmo, mesmo-mesmo.

Porque “dar certo”, no caso, não quer dizer realmente dar certo. Até pode dar certo depois, mas ainda não deu certo, entendeu?

Não?

Tudo bem, tem tempo para isso. Eu explico mais adiante.

Até.

Nenhum comentário: