sexta-feira, junho 21, 2013

Será?

De repente, um gosto amargo na boca

Aquela sensação vaga de mal estar, quase como se estivesse de ressaca depois de uma noite de festa, como o estrago que fica depois de uma tempestade. Um mau pressentimento. E a impressão de que tudo talvez seja bem diferente do que pensamos.

Sim, eu falo do movimento que tomou as ruas brasileiras nos últimos dias.

A ideia de que o “gigante acordou”, referencia à letra do hino nacional que fala em gigante e em estar “deitado eternamente em berço esplêndido”, empolgou a todos, afinal o momento de indignação com “tudo” o que está errado no país serviu para fazer as pessoas irem para rua e gritarem que tem de parar por aqui, seria agora a hora de colocar o país no rumo de certo. Ótimo, muito bom.

Mas que rumo é esse, cara pálida?

Para onde vai a marcha dos insatisfeitos?

Ninguém sabe, pois o movimento é dito apartidário, sem lideranças, espontâneo.

É mesmo? Vocês acham? Sério?

Eu não sei mais.

Como já não existe um objetivo claro ou, melhor, os objetivos são múltiplos – e justos, esclareça-se – e ficou cada vez mais improvável que a pessoa a seu lado na passeata pedindo não-violência lá esteja pelas mesmas razões que tu. Todos tem seus motivos e suas razões (menos os vândalos, claro, que esses merecem cadeia). Como encerrar o movimento ou negociar algo quando praticamente cada um tem suas próprias motivações, sua própria agenda.

Com essa falta de foco (ou os muitos focos) a revolta se volta para as instituições conhecidas e os alvos fáceis: o Congresso Nacional (onde estão, não esqueçamos, os representantes do povo eleitos pelo povo), a Justiça, a imprensa. E é aí que tudo fica mais confuso, delicado e perigoso.

Ruim com eles?

A alternativa é ainda pior.

Derrubar a Presidente Dilma? Para assumir o Temer ou o Renan Calheiros, terceiro na sucessão? Complicado, não?

Os políticos são corruptos, e o Congresso Nacional é só bandalheira. OK, vamos fechar o congresso?

Queremos liberdade de expressão, mas vamos calar a Globo (RBS aqui no sul)?

Os vândalos, com seus ataques, vão justificar medidas de exceção para conter a violência?

Não querem a Copa do Mundo, fora FIFA. Quem é que quis a Copa do Mundo aqui? Quem é que comemorou a copa aqui? E quem investiu do seu dinheiro para se preparar para receber os turistas, faz o quê se a copa for cancelada? Querem que a Copa fracasse? Quem vai sair perdendo, e pagar o prejuízo?

A BM no Rio Grande do Sul está protegendo a RBS, a mídia fascista e burguesa. Quem é que comanda o estado e, por consequência, a BM? Isso mesmo, o PT. O mesmo que tenta capitalizar os protestos a seu favor.

Mas como, se é o partido que governa o Brasil há mais de dez anos, que foi inclusive quem comemorou a vinda da copa para cá?

Quem vai ganhar com esse movimento?

Estão enfraquecendo o governo Dilma deliberadamente para trazer de volta, nos braços do povo, o ex-presidente Lula? Já começou a campanha de 2014?

Ainda não sei, mas estou seriamente preocupado com o rumo do país.

E espero que todos que estão nas ruas não estejam sendo de alguma forma manipulados em prol de algum projeto político escuso.

Até.

Nenhum comentário: