quarta-feira, maio 20, 2020

Crônicas de uma Pandemia – Sexagésimo Sexto Dia


Eu não entro em esquemas de pirâmide.

E não costumo jogar em loterias. Quase nunca.

Quase.

Isso porque sei que jogar em loterias, e falo agora especificamente da Mega Sena, é como jogar dinheiro fora, pois as chances de ganhar são virtualmente nulas. Algo como uma chance em cinquenta milhões. Praticamente impossível.

Praticamente, mas não impossível.

E é isso o que move, imagino, as pessoas a jogar semanalmente. Por mais que infinitesimal, existe a possiblidade de ganhar. E a esperança se nutre disso. Entendo, e compartilho o sentimento. Mas, como eu disse, eu quase nunca jogo, do que se pode concluir que algumas vezes eu o faço. 

Quando? Como?

Nesse momento lembro das histórias de pessoas que ganharam na loteria e algum tempo perderam tudo. Vítimas de aproveitadores, más escolhas, investimentos errados, são diversas as causas que levam esses novos milionários à bancarrota. Tudo, no fim, se resume a não estar preparado para ganhar. E eu me pergunto: como – se jogam todas as semanas – não estão preparados para ganhar? Pois é...

A dica inicial, então, é estar preparado para isso.

Eu, por exemplo, sei o que fazer caso ganhe numa loteria. Se, porventura, eu ganhar (ou quem sabe eu até já tenha ganho) na Mega Sena, ninguém vai ficar sabendo, porque eu estou preparado para isso. Você, que costuma jogar em loterias, tenha um plano de como lidar com o fato de ter ganho. Isso deve diminuir a chance de perder o dinheiro ganho. Então confessei, afinal de contas, que jogo. Mas não jogo sempre. Com relação isso, optei por um método: se é para ganhar “pouco”, nem jogo.

Se provavelmente vou perder o dinheiro da aposta, já que a chance de ganhar é mínima, vou jogar apenas quando o prêmio é grande. Defini que só jogo quanto o prêmio é maior que cem milhões (e, às vezes, nem assim). Abaixo disso, nem pensar. E ocorre, então, um fenômeno interessante, que vamos de chamar de ‘Aposta de Schrödinger’.

Explico.

Inspirado no Paradoxo do Gato de Schrödinger da mecânica quântica, a partir do momento em que o jogo é feito (normalmente faço online) e o sorteio, e às vezes até o dia seguinte quando vou conferir o resultado, eu tanto ganhei quanto não ganhei, e posso pensar no que aconteceria e o que eu faria caso não ganhasse (vida continuaria normal) e caso eu ganhasse (o plano, o plano).

Jogos mentais em tempos de distanciamento social.

Fica a dica.

Até.

Nenhum comentário: