quarta-feira, janeiro 19, 2022

Sobre a liberdade

Liberdade. 

 

Sou um defensor ferrenho e intransigente da liberdade individual.

 

Acredito que cada um de nós tem o direito de viver da forma que achar mais adequada. Que tem o direito de decidir o que fazer e com quem fazer o que bem entender de sua vida. E ninguém tem nada com isso. A forma que vives tua vida só diz respeito a ti, e ninguém mais.

 

Por isso que – insisto – a sexualidade, religião, partido político, time de futebol, são questões pessoais e individuais, e não deveria ser passível de discussão se sou isso ou aquilo. Simples assim.

 

E isso vale para a questão da vacinação ou não.

 

Sim, é um direito individual inalienável de cada um a decisão de se vacinar ou não, e – em tese - ninguém pode obrigar a isso. Porém...

 

Liberdade implica em responsabilidade, com arcar com as consequências dos seus atos. É aquele clichê de que a “liberdade de um termina onde começa a liberdade do outro”. Em outras palavras, se coloca em risco outras pessoas, não está legal. Para evitar isso, o colocar em risco as pessoas, existem regras de convivência estabelecidas e que disciplinam a vida em sociedade.

 

Estou falando, podem imaginar, da falsa polêmica criada em torno da participação ou não, da entrada no país ou não, do tenista Novak Djokovic, que foi impedido de jogar o Austrália Open e deportado da Austrália. Digo falsa polêmica porque não existe polêmica, e qualquer tentativa de criar uma é desonestidade intelectual.

 

Sim, ele tem o direito de não se vacinar (por mais estúpido que possa parecer, e é). Mas ele deve arcar com as consequências de sua decisão. Uma delas é que ele não pode entrar na Austrália sem estar vacinado (ou ter uma razão médica para não estar). E, consequentemente, não pode jogar o torneio. Assim como – a princípio – não poderá jogar o Roland Garros, na França, pela mesma razão. É a regra, e que deve ser respeitada.

 

E não adianta chiar.

 

Para entrar nos Estados Unidos, preciso tirar visto. Ponto, é a regra. É a mesma situação. Se tiver que ser vacinado para o COVID para entrar em qualquer país, se eu quiser entrar terei que me vacinar. Simples assim.   

 

Não é um assunto passível de discussão.

 

Até. 

Nenhum comentário: