domingo, maio 29, 2005

A Sopa 04/45

Tenho sido um homem angustiado.

Por causa do Abominável Homem das Neves.

Não, não tem nada a ver com o fato de eu estar no Canadá, teoricamente mais perto. Nem é porque não tenha nada mais importante ou mais interessante com o que me preocupar. Também não imagino que ele ande por Toronto nem que escale prédios, coisa e tal. Nada a ver. O que me intriga é algo um pouco diferente.

Yeti, uma imensa criatura bípede, não-humana, que viveria nas montanhas do Tibet, é também conhecido por Raksha, palavra em sânscrito que significa demônio. Hirsuta criatura, muito alta, com altura aproximada de 2,1 a 3 metros, pés duas vezes maiores do que os humanos, já foi “visto” também na China, no Nepal, Sibéria, e… Canadá. Mas, como já disse, não é isso que me preocupa.

Por que Abominável?

Pode ser pelo seu odor, dito desagradável, também possivelmente por sua hirsutez e não uso regular de xampus adequados ao seu tipo de cabelo, sei lá. Mas, de antemão, já sabemos que não vamos gostar de encontrá-lo: ele é abominável. Logo, vamos abominá-lo. Isso é grave, pesado.

Abominar algo ou alguém é coisa muito séria. Muito radical (nada pessoal, Radi), definitivo, até. Se abominas uma coisa, é sinal de que nunca vais gostar dela. Não há a menor chance. Se fosse o Desagradável Homem das Neves ou o Inconveniente Homem das Neves, tudo bem. Mas Abominável é definitivo. Ponto.

Fico imaginando o que ele fez para merecer esse epíteto. Comia de boca aberta, liberava sonoros e nauseabundos flatos enquanto à mesa, não tomava banho. O que pode ter feito ele para que se tornasse alguém que previamente sabemos que vamos abominar, mesmo antes do sermos pessoalmente apresentados?

Mais um dos mistérios desse mundo…

Eu, quando mais novo, abominava algumas coisas e até algumas pessoas. Hoje, já não perco tempo e/ou energia com esse tipo de sentimento. A indiferença é muito mais eficiente.

E você, abomina algo ou alguém?

Pensa e me diz…

Nenhum comentário: