domingo, dezembro 18, 2005

A Sopa 05/22

Uma história antiga.

Num final de semana em novembro de 2001, de descanso, diversão e muitas brincadeiras com a minha afilhada, Roberta, que na época tinha quase cinco anos, tive com ela uma interessante (no mínimo) conversa. Tudo aconteceu logo após contar-lhe a história do Hércules, lida de um livrinho. Após terminar a história, que fala do Olimpo, de Zeus e Hera e de Hades, ela começou a me perguntar sobre a história e sobre o mundo. Primeiro, perguntou-me se aquela história era real, e se Hércules realmente existira. Falei que a história era mitologia, e ela me perguntou o que era mitologia.

Expliquei-lhe, e perguntei se ela sabia a origem do homem. Respondeu-me que o macaco criara o homem. Falei-lhe que não era bem assim, que na verdade o homem descendia do macaco e que, ao longo de muitos e muitos e muitos anos, alguns daqueles macacos foram lentamente mudando até chegarem a nós. Perguntei-lhe se sabia como começara o mundo. Respondeu-me que fora a partir do big bang! Com quatro anos!

A partir daí, comecei a contar-lhe sobre os planetas do sistema solar, o sol, as estrelas, galáxias, e falamos ainda sobre o universo, até que ela me perguntou: "E Deus?". Houve momentos de silêncio e hesitação de minha parte. Pensei em como dizer que havia pessoas que não acreditavam, muitas que achavam que Deus justificava matar outras pessoas, que havia diferentes formas de ver Deus e que todas as religiões achavam que o seu Deus era o único e os outros estavam errados. Que a história das religiões era a história da intolerância. Não falei nada, porque a Roberta, em sua sabedoria de quem tem quatro anos, disse: "Deus cuida de tudo, né Dindo?". Sim, concordei feliz por compartilhar estes importantes momentos de sabedoria infantil.

Ganhei meu dia.

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Criancas sempre falam altas coisas legais :)

Tentei postar aqui ontem, o "repita esse codigo 39483fejfidcjq" nao me deixou!

Beijo