quinta-feira, abril 13, 2006

News, Brasil

Está nas ruas mais uma edição do Brasil News, o jornal quinzenal da comunidade brasileira aqui de Toronto, e que tem esse blogueiro como colunista. Coluna, por sinal, que tem como título 'A Sopa no Exílio'.

Publico aqui a minha coluna dessa edição.

Alternativa?

Há alguns anos atrás, em um congresso médico, assisti à uma conferência sobre tratamentos alternativos para asma. O conferencista, não lembro se inglês ou australiano, começou sua fala com uma constatação, com a qual não pude deixar de concordar.

‘As pessoas pesquisam mais antes de comprar uma geladeira (por exemplo) do que quando se trata de sua própria saúde’.

“Mas uma geladeira (ou uma televisão ou um carro) custa caro”, você pode pensar, e eu concordo. Mas quanto vale a sua vida? A minha pelo menos, sei que vale bem mais do que um carro, mais até do que uma casa. Aliás, não tem preço. Se a minha não tem, por que a sua teria?

Não tem, posso assegurar. Todas as vidas, independente de nacionalidade, raça ou credo, valem o mesmo, ou seja, não têm preço. Então por que alguém em sã consciência colocaria a sua em risco por nada? Ninguém se coloca em risco desnecessário. Nem quem salta de paraquedas ou bungee jump. Tudo é feito para que haja total segurança. Sem maiores riscos reais.

E se o paraquedas não abre? E se o cabo arrebenta? Há riscos, então, você se rejubila por ter me dado um cheque-mate e encerrado a discussão. Mas devo dizer que há risco também em tomar banho de banheira, ou andar de carro. Não se vive totalmente livre de riscos, eu sei. Mas não precisamos correr alguns que são desnecessários. É o caso de quando ficamos doentes. Ou temos uma condição que precise tratamente a vida toda, como hipertensão arterial.

Por que não seguir as orientações do seu médico ou, pior, nem consultá-lo, dando ouvidos à orientações e conselhos de uma vizinha ou do irmão do primo da namorada de um colega de trabalho? Por que fazer um tratamento que funcionou em um conhecido se nem sabemos que o que ele teve não tem nada a ver com o que temos agora? Por que algumas vezes somos tão desleixados com nosso prórpio bem estar?

Perguntas sem respostas, talvez.

Quem sabe se nós, que temos o conhecimento, que estudamos isso por muitos anos, algumas vezes abdicamos de nossas vidas pessoais em busca de soluções, quem sabe nós devêssemos falar mais alto, gritar, até que sejamos ouvidos.

Deixa eu dar minha pequena contribuição.

- Asma é um doença crônica, que deve ser tratada e acompanhada por um especialista. Sempre.
- Asma não tem cura. Por mais que insistam em dizer o contrário, não acredite em quem diz que consegue fazê-lo.
- Simpatias não curam asma.
- Homeopatia não cura asma.
- O melhor tratamento que existe é feito via inalatória (respira-se a medicação).
- Os sprays (as bombas, bombinhas) não viciam nem matam. O que pode matar, se não tratada, é a asma.
- Procure seu médico se tiver dúvidas quanto ao seu tratamento.

Se você tem asma, e está interessado em participar de projetos de pesquisa em asma, temos alguns em andamento no Toronto Western Hospital. Caso esteja, e queira entrar em contato conosco, ligue para (416) 603-5489. Por ora, estamos procurando asmáticos leves que não estejam usando corticosteróides inalatórios.

Até.

Nenhum comentário: