domingo, outubro 15, 2006

A Sopa 06/13

A intolerância.

A cada dia está mais claro – ao menos para mim – que a intolerância é o caminho para salvar o Brasil, quiçá o mundo. O único caminho possível. Alternativas já foram tentadas, principalmente no Brasil, e todas falharam miseravelmente. Os países que a adotaram têm hoje um condição muito melhor que a nossa.

Sei que não sou o único a pensar assim. Tenho ouvido e lido opiniões concordantes com a minha nos mais variados lugares, e vindas de pessoas completamente diferentes. Desde o empresário Jorge Gerdau Johannpeter (Zero Hora, 11/10/2003) até o General Gilberto Barbosa Figueiredo, presidente do Clube Militar (Folha de São Paulo, 13/10/2006), entre outros, todos concordam que é chegada a hora de tomarmos uma atitude, de pararmos de nos queixar da vida e finalmente sermos responsáveis por nosso destino. Sermos cidadãos. Certo, não falaram exatamente isso, mas – sim – que é necessário que sejamos intolerantes com o desrespeito à lei e aos nossos direitos como cidadãos. Não só isso, que sejamos cobrados dos nossos deveres.

Sim, porque é muito fácil falar mal de políticos, dos governantes, enquanto não olhamos para nossos próprios umbigos (ou colocamos o dedo na consciência, escolham a imagem que preferirem) para o que fazemos no dia-a-dia. Pequenas coisas, muitos dirão, insignificantes até, argumentarão outros, mas afirmo que tudo começa aí.

Como alguém pode falar de corrupção se sonega imposto? Como pode falar de instituições que não funcionam quando desrespeita sistematicamente as leis de trânsito? Joga lixo pela janela do carro? Quando acha que “com jeitinho” tudo se resolve?

Bobagem?

Certamente que não. Como dizem, todo povo tem o governo que merece. O que acontece nos gabinetes de Brasília é uma amplificação do que acontece no dia-a-dia, em todos os lugares, do Oiapoque ao Chuí. Não ver isso (ou não admitir, tanto faz) é cegueira ou má intenção.

O que não exime ninguém de culpa. Uns são culpados por ação (emenda da reeleição, bingos, mensalão, sanguessugas, etc), mas a maioria o é por omissão. O mais embaraçador de tudo é que um crime não é mais grave que o outro. Temos que dar um basta nisso tudo. Acabar com a hipocrisia. Sim, a sociedade brasileira é hipócrita. Só poderemos ter desenvolvimento e justiça social quando superarmos esse traço de caráter. Não é impossível.

Temos que começar por ser intolerantes. Estava pretendendo lançar um manifesto da intolerância. Seria simples, composto de poucos artigos. Algo como:

Artigo 1° - Todas as pessoas são iguais perante a lei.
Artigo 2° - As leis – todas – foram criadas para serem respeitadas.
Artigo 3° - O desrespeito à lei – independente de qual seja, em qual instância e por quem seja – será punido conforme previsto.
Artigo 4° - Não são necessários adendos ao que está escrito acima.

Começando por aí, e realmente punindo que a desrespeitasse, independente se fosse alguém que ultrapassa o sinal vermelho ou o deputado que recebeu dinheiro de caixa 2, ou quem não aplicasse o previsto em lei em educação, e as coisas começariam a mudar. O que torna o Brasil “essa gandaia” que muitos criticam é a impunidade. Isso tem que acabar. Só assim, e com educação, é que o Brasil tem solução.

Quero mudar o mundo?

Não. Quero mudar as pessoas. As pessoas é que vão mudar o mundo.

Até.

Nenhum comentário: