terça-feira, agosto 24, 2004

Susto

Hoje cedo, ao chegar ao hospital, encontrei o Dr Zamel e o Carlos (Gutierrez, meu cicerone...) conversando sobre minha situacao, algo preocupados. Ao me inteirar do assunto, fiquei sabendo que era por causa da burocracia relacionada ao TSE.

Explico: o TSE (Test of Spoken English) eh um teste para avaliar a capacidade de alguem se comunicar em ingles. Eh uma prova em que se fica ao telefone ouvindo as perguntas e as respostas sao gravadas. Ouve-se a pergunta, tem 30seg para pensar e grava a resposta. Um stress.

Em tese, faz parte dos pre-requisitos para o Fellowship, a nao ser que alguem daqui certifique que o candidato eh proficiente em ingles.

O que aconteceu foram duas situacoes distintas:
1. Eu nao atingi o escore exigido (50 pontos em 70 possiveis).Fiz 45.
2. Nem eu nem o Dr Zamel sabiamos da opcao de ele certificar minha proficiencia.

Entao, o normal seria ele fazer a carta e certificar, certo? Certo e logico. Contudo, pelo regulamento da Universidade, a carta deveria ter chegado junto com meus outros documentos. Eu teria que fazer o TSE...

Acontece que, para fazer o TSE, deve-se fazer a inscricao 6 semanas antes e o resultado leva mais 6 semanas para sair. Doze semanas antes de eu poder comecar! So comecaria em dezembro!

O Dr Zamel dizia que tinha que haver uma saida, afinal era ilogico o lance da carta. Eu ja imaginando voltar para o Brasil e esperar ate dezembro (nao era uma ma ideia) sem trabalhar, sem dinheiro, com apartamento ja alugado aqui e tendo que fazer uns plantoezinhos em Porto Alegre para me sustentar (pessima ideia).

Como o Dr Zamel disse, tinha que haver uma solucao. Ele foi ao coordenador geral (na universidade) e falou pessoalmente com ele. Resultado: nao preciso fazer o TSE!!!

Mas tinha passado metade da manha sob forte tensao...
Fui entao resolver o lance do apartamento, depois de passar no banco e depositar minhas economias la...

Ja tenho endereco definitivo em Toronto:

35 High Park Avenue
Suite #2105
Toronto, ON
M6P 2R6

Me mudo quinta-feira para um apartamento vazio, mas com cozinha (geladeira, fogao, microondas e armarios). Como disse, minhas prioridades sao: um colchao e um computador para me comunicar com o mundo (estou agora num internet point)

Por hoje era isso.
Comentem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bahhh nenê, tu nasceu virado prá lua mesmo... quer dizer que nada de TSE, apê de luxo alugado, enfermeiras suecas nuas... ah, essa não, né?
Fiquei super feliz com as notícias e principalmente de saber que logo, logo vais ter o teu cantinho e vai ficar cada vez mais fácil nos comunicarmos. Parabéns pelas "good news", com amor da tua Jacquinha

Anônimo disse...

Tadday :
Estou lendo a sopacom um prato de sopa no colo.
Interessante... Bom, hoje concluí que tenho o QI de uma ostra. Perguntei pra tua esposa se tu estavas coberto de neve. Dãããããã ! Acho que é por isso que eu fiz cirurgia... só preciso usar as mãos.
Bom , aguardo a próxima atualização !
Um braço do Jeferson

Anônimo disse...

Marcelo!!
Depois de algumas dificuldades conseguimos acessar o blog da sopa.
Ficamos felizes com a notícia que já temos endereço para ficar em Toronto. Tomara que até a nossa ida já esteja mobiliado para nos receber. Parece que já vais ter férias antes de começar.Precisarás fazer um grande esforço e ir para Nova York.
Esperamos que tudo o que foi planejado possa ser concretizado quando iniciares a tua pesquisa.
Enquanto isto, fornecemos os "lenços" para a Jacque que está numa contagem regressiva para 20 de dezembro.
Por aqui, vamos todos bem. Sentimos tua falta no videokê do nosso aniversário.
Abraços
Pedro & Zeca