segunda-feira, setembro 12, 2005

Liberdade, liberdade

Quando ainda não existia este blog, quem lia ‘A Sopa’, o semanário que enviava por email a uma lista de assinantes, eram basicamente pessoas que me conheciam antes de se tornarem meus leitores. Alguns desses começaram a me conhecer melhor por ler os meus escritos.

Quando criei esse blog, ou seja, passei a tornar público os meus textos, a maioria das pessoas que passaram a visitá-lo não me conhecia, e – desses – alguns poucos eu vim a conhecer. Por “me” tornar público, insisto nisso, muitos dos meus leitores não sabem quem eu sou, e, mesmo entre aqueles que me conhecem um pouco, às vezes ainda sou “vítima” de mal-entendidos. O que quero dizer com isso?

Quero dizer que, quando escrevia só para quem me conhecia, eu podia escrever qualquer coisa que eu quisesse. Em outras palavras, tinha a liberdade de escrever os maiores absurdos, porque as pessoas entendiam que eram piadas, ou ficção. Não levavam aquilo como verdade porque sabiam que eu não podia estar falando sério, que era brincadeira. Como quando eu escrevi que em determinadas situações a violência está jusificada. Não dava para levar a sério.

Escrevendo publicamente, aqui no blog, cheguei até ensaiar uns textos assim, sem maiores preocupações com o politicamente correto, sem estar cheio de dedos para não ofender ninguém. Nessas poucas vezes, fui fulminados por críticas, que me chamaram desde chato até preconceituoso e hipócrita. Percebi, então, que estava sendo vigiado, monitorado. Confesso que estou me sentindo tolhido. Não me sinto livre para escrever o que quiser aqui, porque vou ser fuzilado por críticas e comentários raivosos contra mim.

É evidentemente que não me refiro aqui há ninguém mais que não ao meu próprio umbigo, claro.

Tudo isso pra dizer que não me sinto à vontade para falar sobre os webdesigners nem sobre os donos-de-peixe.

Até porque pode aparecer o policial chinês e uóóóóóó… (piada interna, desculpem...).

Até.

5 comentários:

Anônimo disse...

:P

Eu sei bem como e se sentir tolhido.
Eu tenho um LiveJournal que serve pra meter o pau em todos e tudo que eu nao apoio e nao gosto. So amigos leem.
Beijos

Luly :) disse...

Oiê!

Sem dúvida todos os blogueiros sabem como vc se sente... a gente até pode dizer tudo o que pensa, mas tem que ser com jeitinho... ;o)

Boa semana pra vc!!!

Bjocas

Luis disse...

Você conhece o Diogo Mainardi (colunista da Veja)? Ele jamais deixa de escrever aquilo que pensa. É o cara mais politicamente INCORRETO que eu conheço, e isso só me faz adorar o cara (e eu mais umas milhões de pessoas).

Você não vai agradar a todos... e se é mesmo para desegradar, então que seja dizendo aquilo que acha correto.

Abraços (e não se "pode"), Luís.

Anônimo disse...

Oi,marcelo,não sou blogueira,mas leio sempre seus posts.E acho q lê quem quer e gosta.Vc tem q escrever mesmo o q está a fim e ser feliz.Liberdade é algo fundamental na vida.Importante é vc estar bem.um beijo.

Anônimo disse...

Associacao dos criadores de Peixe e Webdesigners vem por essa expressar repudio veemente aos artigos que vossa senhoria tem postado no blog intitulado "A Sopa no Exilio".
O conteudo raso e ofensivo que regularmente vem sendo postado, nao maculara a nossa classe, que quando nao eh acusada do uso de Tetra Hydro Carbinol em estado gasoso eh acusada de praticar piscicultura em containers envidracados, ou ambas as praticas concomitantemente.
Gostariamos de lembrar a vossa senhoria, que as praticas supra-citadas esta ou estao em processo de legalizacao na legislacao canadense.
Por sustentar essa descriminacao, vossa senhoria incorre em crime contra minorias visiveis, sujeito as sancoes legais prevista no codigo de lei vigente.
Sem mais.

WIADO(Web International Association of Designers in Ontario)