domingo, setembro 11, 2005

A Sopa 05/08

Onze de setembro, domingo.

Esses dias, não lembro onde, ouvi alguém comentando que iria viajar de avião no dia onze de setembro, e alguém respondeu que era “sinistro”, ou outra expressão do gênero, dando a entender que era arriscado viajar na dita data. Bobagem, pensei.

O nine eleven, ocorrido há quatro anos atrás (lembro bem, eu estava em Butiá/RS trabalhando no posto de saúde e, quando ao sair de lá, de carro, liguei o rádio, já quase meio-dia, e ouvi que os Estados Unidos estavam sob ataques, e imediatamente pensei no Neni, meu irmão, que morava - e mora – em Nova York e trabalhava perto do WTC, proximidade essa que permitiu algumas fotos interessantes) foi marcante porque mudou o mundo. Desde nossa percepção da infalibilidade e do poderio militar norte-americano, até as invasões realizadas em nome da “guerra ao terrorismo”, nada foi como antes depois de onze de setembro de dois mil e um. O mundo talvez tenha ficado um pouco mais restrito em termos de trânsito entre países, e paranóias mil surgiram e cresceram.

Agora, passados quatro anos, os Estados Unidos estão frente a uma nova catástrofe, dessa vez causada pela inépcia e incompetência de seus líderes, que - mesmo diante de insistentes avisos do que aconteceria em New Orleans – não se prepararam. Pior, não se preparam, não responderam prontamente à situação, e não sabem como lidar com as conseqüências. Um fracasso, assim como vem sendo o governo Bush em termos gerais. Os que mais ganharam nessa “brincadeira” de guerra foram a indústria bélica e a de reconstrução.

Sem falar que revelou a face mais gritante da desigualdade social no país do Tio Sam: a maioria dos mortos, aqueles que ficaram para trás, foram os negros (que não tinham carro), velhos e doentes.

A cultura da competitividade às vezes tem que ter limites…

Um comentário:

Anônimo disse...

Hum, essas fotos que seu irmao tirou no 9-11 devem ser otimas mesmo. Retratando a historia!:)

Quando aquilo aconteceu, eu estava na minha segunda semana de aula, no primeiro semestre, na faculdade aqui. Estava tomando cafeh, assistindo a NBC, quando entrou o "plantao" e ninguem tinha certeza ainda do que havia acontecido, soh diziam que uma das torres do WTC estavam pegando fogo.

Daqui a pouco aparece o segundo aviao e...
Nao saih de casa naquele dia. Nao deu.

beijo