domingo, setembro 18, 2005

A Sopa 05/09

Vamos falar de filhos. Mais especificamente, da criação deles.

É cada vez mais difícil educar os filhos, e os fatores que complicam esta tarefa que no passado era bem mais simples são muitos e os mais variados. Desde a tecnologia – televisão, internet, etc - até a liberalização dos costumes, tudo que está aí serve para dificultar a vida dos pais.

Antes não, antes as coisas funcionavam de outro jeito. Os filhos aprendiam desde muito pequenos a respeitar os pais. Inclusive os chamavam de senhor/senhora (eu, na única vez que fui tratá-los com tamanha reverência, virei motivo de piada por um bom tempo…). Hoje, não. Tem filhos que até chamam os pais por adjetivos de baixo calão. Não se tem respeito. E essa falta de respeito se estende também para os professores, mas essa é outrra questão e não vou abordá-la hoje.

O fato é que a tarefa dos pais é imensamente maior hoje do que era, digamos, há vinte anos atrás, e eles tem que transitar por uma perigosa fronteira. Os filhos, as crianças em geral, são puramente impulso, são só id. Os pais, por seu turno, tem de ser o ego, o bom senso, a razão. O problema é que anda faltando superego, alguém que imponha limites, não tenha pudores em dizer não. Antigamente, um dos pais cumpria esse papel, mas, hoje em dia, concordo que não dá. É preciso mais.

O que falta, para auxiliar os pais a educarem os seus filhos, é um superego externo.

Eu, por exemplo.

Há algumas semanas, minha afilhada amada Roberta – que já teve cachorro e agora tem um hamster (rato, mas se eu disser isso ela fica braba) – inventou que queria um coelho. Os pais dela, com toda a razão, disseram não. Até aí tudo bem. O problema é que uma estratégia comum das crianças é insistir e repetir tanto o assunto até conseguir o seu objetivo. E, muitas vezes, conseguem, e nem é porque os pais são frouxos ou algo do gênero. É simplesmente porque os filhos vencem no cansaço. Não foi o caso dessa vez mas, falando com eles via Skype, ela me contou que queria um coelho. Instantaneamente, respondi: “Tá louca? Coelho para quê? Eles só servem para duas coisas: páscoa e churrasco…”. Foi aí que me dei conta da utilidade de um superego externo nessas situações.

Imagine os pais com o filho num shopping center, e o filho resolve que quer um, vejamos, PSP (o Play Station Portable), e fica repetindo aquele “me dáááá… Ahh paaaai…”. Nessa hora, o pai pega o seu telefone celular, liga para mim (por enquanto o único Superego Externo para Pais com certificação do ACSP – American College of Superegos for Parents) e passa o telefone para o filho, já quase às lágrimas implorando pelo brinquedo. A ligação:

Filho – Alô?

Eu – Vem cá guri, o que tu tá pensando!?

Filho – Quem é?

Eu – Não interessa. Tu pensa que dinheiro dá em árvore? Ou será que teu pai caga dinheiro?!

Filho – Quem ééé…?

Eu – Primeiro: deixa de ser fresco e FALA COMO HOMEM. Segundo, esquece essa coisa de joguinho eletrônico, vai pra casa jogar futebol ou brincar de pegar com as meninas.

Filho - ?

Eu – E tem mais: se continuar com esse lenga-lenga, eu vou até aí e dou um pau em ti e no teu pai, pra ele aprender a não me ligar mais e pra tu deixar de ser bundão.

Nesse momento, o menino deixa o celular cair no chão e se agarra nas pernas da mãe chorando. Ela olha o marido com cara de desaprovação, no que ele responde que é para o bem do filho deles. Leva tempo até o menino se recuperar, mas em outro dia, outro passeio ao shopping, e ele pede uma televisão de 29 polegadas e tela plana para o seu quarto. Eles dizem não e o menino ensaia uma birra, no que o pai pega o telefone celular. Ao ver isso, o menino fica sério, muda de assunto e sai da loja. Nunca mais pede nada de presente.

Psicologia, zero. Resultado, dez.

Até.

3 comentários:

Anônimo disse...

Qual eh mesmo o teu celular????? O ultimo pedido da Laura foi um iPod Harry Potter (so $700) - depois de eu ja ter dado um iPod mini para ela. Sabes qual foi minha resposta? Pode ser o teu presente de Natal???
Adriana

Anônimo disse...

Hahahahahaahaha
Adorei! Eu sou mo grossa tambem quando preciso!

Eu AMEI seu template novo. Ta bonitao viu! Beijos

Luly :) disse...

HAhahahahaha!! Ótima!!!

Gostei do novo template! Mais "clean"!

Bjocas